Arquivo

INE diz que sinais de retoma económica melhoraram no quarto trimestre

Indicador traduz o sentimento de gestores e empresários das indústrias transformadoras, comércio, construção e obras públicas

Os sinais de retoma da actividade económica em Portugal melhoraram no quarto trimestre de 2003, face aos três meses anteriores, segundo a Síntese Económica de Conjuntura divulgada sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. O INE assinala que «tanto o indicador de clima como o da actividade económica melhoraram» entre Outubro e Dezembro. No entanto, as «incertezas» quanto à «robustez e rapidez» da recuperação económica mantêm-se, escreve o INE na nota divulgada. O indicador de clima económico traduz o sentimento dos gestores e empresários das indústrias transformadoras, comércio e construção e obras públicas. De acordo com o instituto de estatística português, a indústria transformadora manteve a sua «evolução positiva», mas a um ritmo «mais moderado» no quarto trimestre. A construção agravou as suas perdas ao nível da produção.

No consumo privado, o INE refere que o segmento das vendas automóveis registou no quarto trimestre uma «forte recuperação das vendas». A procura interna (consumo mais investimento) exibiu uma tendência de dinamismo, nos últimos três meses do ano, mas Novembro e Dezembro foram meses onde a generalidade dos indicadores de consumo revelou abrandamentos. No investimento, o INE assinala a recuperação do material de transporte e o andamento favorável do investimento em máquinas e equipamentos. As exportações registaram um «apreciável dinamismo», com os exportadores a ganharem quotas de mercado.

Sobre o autor

Leave a Reply