Arquivo

Inaugurado Centro de Interpretação da Cultura Judaica em Trancoso

Equipamento representa um investimento de 1,2 milhões de euros e deve abrir ao público até final de novembro

O Centro de Interpretação da Cultura Judaica “Isaac Cardoso”, inaugurado no sábado, tem uma «tripla importância» para Trancoso. O equipamento deve abrir ao público até final de novembro e teve um custo de cerca de 1,2 milhões de euros, comparticipados a 85 por cento por fundos comunitários. A inauguração contou com a presença do embaixador de Israel em Portugal.

O presidente da Câmara de Trancoso realça a «importância fundamental» do Centro Isaac Cardoso, salientando que se trata de um projeto «eminentemente cultural», além de ter uma relevância «ecuménica, com o abraço entre as culturas cristã e judaica», bem como económica, uma vez que se pretende que a infraestrutura «continue a despertar o interesse de um mercado turístico que está num crescendo extraordinário e que é cada vez mais importante» na região. Júlio Sarmento adianta que o centro, situado na antiga judiaria da cidade, representa «mais um projeto muito bonito» do arquiteto Gonçalo Byrne e destaca a «moderna e magnífica» sinagoga “Beit Mayim Hayim” [Águas Vivas, em português], que se encontra no interior e constitui uma «obra de arte», onde os turistas poderão fazer as suas orações.

O edil está convencido que o Centro “Isaac Cardoso” estará em condições de abrir ao público «até final de novembro», estando a serem inseridos conteúdos multimédia como, por exemplo, os 700 processos de judeus naturais e residentes em Trancoso que foram vítimas da Inquisição e também elementos sobre os «cerca de 300 sinais cruciformes» existentes no município. Será ainda projetado um filme, com cerca de dez minutos, «que conta toda a história da presença judaica em Portugal, da Inquisição e da diáspora, e faz a sua ligação ao centro histórico de Trancoso». O equipamento foi inaugurado no âmbito do III Festival Internacional da Memória Sefardita que decorreu no último fim-de-semana em Trancoso e Belmonte, tendo contado com a presença do embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol.

O Centro Isaac Cardoso – médico judeu que nasceu no início do século XVII em Trancoso – tem como objetivos a valorização, registo, defesa e promoção de diversos elementos ligados à cultura judaica, em particular à comunidade hebraica de Trancoso. Poderá ser também um lugar de investigação, estudo e debate de ideias, temas e culturas relativas às religiões e à tolerância, tendo como base um conjunto documental e bibliográfico. Além da sinagoga, o espaço terá ainda uma sala de exposições, uma área museológica e um centro de documentação.

Ricardo Cordeiro Centro “Isaac Cardoso” foi construído na zona da antiga judiaria da cidade

Inaugurado Centro de Interpretação da
        Cultura Judaica em Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply