Carla Afonso, da Lageosa do Mondego (Celorico da Beira), é a grande vencedora do Concurso de Fotografia do Inatel, promovido entre Outubro e Dezembro do ano transacto pela delegação da Guarda. Esta edição era dedicada aos “Caminhos”, tendo sido solicitado aos concorrentes que fotografassem locais do distrito da Guarda que melhor representassem o tema.
Dos 14 participantes, o júri preferiu a imagem, a preto e branco, de uma via férrea sobre a qual passa uma ponte que é atravessada por duas pessoas. O segundo classificado foi Luís Rafael Cardoso Pena, residente na Guarda, com uma fotografia da estação de caminhos-de-ferro da cidade, enquanto o terceiro lugar foi atribuído a Eduarda Sofia Silva, da Sobreposta (Braga), que concorreu com a corrente de água de uma ribeira. Os vencedores ganharam, respectivamente, 300, 200 e 100 euros em material fotográfico. Para além dos premiados, foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Simone dos Prazeres e Pedro Nobre, ambos da Guarda. O júri, formado por Mário Sucena (delegado do Inatel da Guarda), Arménio Bernardo (fotógrafo) e Luís Rebelo (artista plástico), considerou muito elevada a qualidade das fotografias concorrentes.
O Concurso de Fotografia do Inatel “Imagens da Guarda” pretende incentivar as associações e o público em geral a experimentar a fotografia artística, utilizando-a também para fins de animação cultural na dinâmica associativa, para além de chamar a atenção para a realidade social e humana e o património natural e arquitectónico da região. A entrega dos prémios terá lugar na cerimónia de inauguração da exposição das fotografias de todos os participantes nesta segunda edição, a realizar no início de Maio no Paço da Cultura, na Guarda.