A partir de “The Kiss”, de Toma Waszarow, vencedor do Prémio do Júri Heineken do ano passado, o IMAGO propõe nesta edição uma viagem entre o início e o futuro do cinema, passando pelo presente. Esta reflexão será iluminada por algumas das primeiras obras dos realizadores David Lynch e Jonas Mekas e prospectivas dos directores de fotografia Rui Poças e Xavi Gimenez. Chris Geddes e Gonzales serão os protagonistas musicais de um festival que vai decorrer entre dia 29 e 7 de Outubro, no Fundão.
O recorde de inscrições foi mais uma vez batido, com 1.636 candidaturas. O desafio é agora superar o número de espectadores: depois dos 13 mil registados em 2006, o objectivo é atingir os 15 mil visitantes este ano. Jonas Mekas faz parte do júri e a sua presença no Fundão é aguardada com expectativa depois de, recentemente, ter cancelado a ida a outro certame de cinema. Apresentado pela organização como «o mais importante documentarista dos últimos 50 anos», o realizador leccionará a “masterclass” e apresentará algumas das suas obras, em estreia absoluta em Portugal. Já a principal novidade desta edição está na logística. É que o edifício da Moagem vai receber quase todo o evento, o que «permite ter o “Open Space” a funcionar de forma muito mais cómoda e direccionada a quem quer ver cinema de borla num espaço reservado», admitiu Sérgio Felizardo. Nesse espaço, o destaque vai para uma selecção de “videoclips” de Floria Sigismondi para Bjork, David Bowie, Leonard Cohen ou Marilyn Manson, entre outros. Quanto aos DJ sets, este ano há acordo com os proprietários do “lounge”, onde decorrerão as actuações a partir da uma da manhã.
Outra novidade será a maratona Avid/Canon, para a qual estão seleccionados 10 cineastas. Em 72 horas, os jovens realizadores terão o apoio técnico das duas marcas e a orientação de profissionais especializados. O Fundão será o cenário destas curtas-metragens de três minutos que serão exibidas no IMAGO. Com esta iniciativa, a organização pretende iniciar «uma coisa inédita em Portugal, num processo que se prolongue por todo o ano, como acontece no festival DIBA, em Barcelona, com inscrições a nível mundial», referiu aquele elemento da Cooperativa Cinema Jovem. Uma ligação reforçada pela carta branca atribuída ao Festival Digital de Barcelona, que apresentará um programa no IMAGO. Na música, o auditório da Moagem receberá Gonzales, que, pela primeira vez em Portugal, apresentará, ao piano, o seu trabalho a solo na noite de 6 de Outubro. Um palco pisado dois dias antes pelos portugueses Norton. Já Chris Geddes, dos Belle and Sebastian, é o DJ convidado para a noite de 29 de Setembro.
Esta edição sofreu cortes nos custos, mas conta com um orçamento de 220 mil euros. Pelo segundo ano consecutivo, o ICAM atribui 50 mil euros, valor que desagrada à organização, que tem um processo a decorrer nos tribunais. Situação problemática é também a vivida com o IPJ, que não subsidia o evento, embora haja alguma expectativa quanto à reunião agendada para hoje em Lisboa. De resto, o IMAGO espera «atrair mais visitantes das cidades vizinhas, nomeadamente da Covilhã, onde há um curso de Cinema, mas no ano passado não notámos a presença desses alunos», sublinha Sérgio Felizardo. Já os alunos das escolas da região têm as salas abertas durante a apresentação de sete curtas-metragens produzidas por outros tantos estabelecimentos de ensino do Fundão.