Arquivo

IMAGO começa sábado no Fundão

Novidade da Xª edição está num espaço dedicado a clássicos do cinema erótico, com 15 sessões

A partir de sábado e até 5 de Outubro, a Moagem, no Fundão, recebe mais uma edição do IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem, que comemora 10 anos de existência. A efeméride é assinalada pela organização, a Cooperativa Cinema Jovem, com um espaço dedicado aos melhores clássicos do cinema erótico.

Na vertente competitiva do festival, a selecção oficial conta com 31 curtas-metragens a concurso, oriundas de 17 países, seleccionadas entre mais de 1.700 inscrições, enquanto que a “Under 25” apresenta 15, originárias de 10 países. Na secção voltada para programas especiais e retrospectivas focadas em trabalhos dos mais criativos jovens de todo o mundo, a “Heineken Open Space”, há quatro áreas. São elas “Cinema 16”, centrado no projecto da Warp Films, com a exibição das 16 melhores curtas da última década; “Carta Branca – Festival de Veneza Circuito-off”, que mostra o palmarés deste ano e os programas “X Femmes”; “This is… ATP Recordings”, com o documentário “ATP Film” em estreia nacional; e “Docs Musicais”.

Em “Sound & Vision Experience”, onde se cruzam filmes-concertos, filmes e DJ sets, contam-se o “ATP Recordings Showcase”, a cargo de Barry Hogar, a estreia em solo nacional do germânico The Notwist e os britânicos Alexander Tucker e DJ Yoda, entre outros convidados. Quanto às sessões de cinema erótico, o programa “Sex & Cinema” propõe uma retrospectiva que inclui “Garganta Funda” a “Behind the Green Door” (projectado em cópia de 35 milímetros), passando por “Emmanuelle”, “Intimidade” ou “Império dos Sentidos”. O destaque neste ciclo vai também para a estreia em Portugal do documentário “9to5 – Days in Porno”.

Festival Internacional de Cinema Jovem decorre na Moagem

IMAGO começa sábado no Fundão

Sobre o autor

Leave a Reply