As secções competitivas do IMAGO – Festival Internacional de Cinema e Vídeo vão contar este ano com 52 curtas-metragens a concurso. A organização do evento, programado para a semana de 2 a 9 de Outubro no Pavilhão Multiusos do
Fundão, seleccionou 40 curtas-metragens para a competição internacional e 12 documentários para a secção “Docs in Shorts”. Uma escolha resultante dos 746 filmes inscritos para a quinta edição da mostra promovida pela Cooperativa Cinema Jovem, em parceria com a Câmara do Fundão, que registou este ano a maior participação de sempre.
Os filmes seleccionados são provenientes de 15 países diferentes, entre os quais o Irão, Israel, Peru, Colômbia, Noruega, Japão, Suíça e Portugal, com quatro produções, a maior representação nacional de sempre neste festival. A programação inclui desde micro curtas (filmes com duração de um a três minutos) a filmes com abordagens mais convencionais, como o romeno “Trafic”, Palma de Ouro de Cannes deste ano. A maioria dos trabalhos seleccionados irão estrear-se nessa ocasião em Portugal, caso do canadiano “Ryan”, premiado em Annecy, do americano “Eternal Gaze”, candidato aos Óscares, ou do francês “L’Homme Sans Tête”, Palma de Ouro de Cannes em 2003. Já os quatro filmes portugueses em competição são “A Olhar para Cima”, de João Figueiras, “BD”, de Jacinto Lucas Pires, “I’ll See You In My Dreams”, de Miguel Angél Vivas, e “O Abraço do Vento”, de José Miguel Ribeiro. Os participantes da secção internacional vão disputar três prémios no valor de cinco mil euros, sendo que, além do júri, o público irá também avaliar os filmes. Para além destas secções competitivas, o festival conta ainda com uma diversificada programação paralela onde se destaca a secção “Prospectiva”, da realizadora escocesa Lynne Ramsay, promissora cineasta que estará presente no IMAGO para apresentar os seus filmes.
Outra presença já garantida é a do génio da electrónica Matthew Herbert, que virá apresentar as longas-metragens para as quais compôs a banda sonora original e dirigir uma “master class” sobre composição. Há também lugar para uma retrospectiva das primeiras obras de Martin Scorsese, através da exibição de quatro curtas e três longas-metragens, e uma mostra de várias curtas-metragens britânicas realizadas por nomes bem conhecidos como Peter Greenaway, Stephen Daldry, Cristopher Nolan, entre outros. De resto, o IMAGO 2004 reserva algumas surpresas na secção “Sound & Vision”, como os filmes concerto “The Kid”, de Charlie Chaplin, musicado ao vivo pelo maestro Luís Cipriano, e “Le Brasier Ardent”, de Ivan Mosjoukine (1923), um desafio entregue à dupla britânica Alpha. As últimas novidades do programa residem no documentário “5 Sides of a Coin”, onde o canadiano Paul Kell propõe uma abordagem singular ao universo do “hip-hop”, e na vídeo-instalação “Do You Have The Shine”, do sueco Johan Thurfjell, que promete surpreender os admiradores de Stanley Kubrick. Já o projecto covilhanense Factor Activo alia-se na programação a algumas das mais inovadoras propostas nacionais, como a abordagem dos The Gift, com Rodrigo Leão e Pedro Oliveira, à música dos anos 80 em “Manchester Mad Remixers”. Convidados internacionais de luxo são Andy Smith (Portishead DJ), os alemães Puppetmastaz e a sua loucura hip-hop com marionetas, os Twang e, para fechar, Le Hammond Inferno. Destaque também para o espaço “Heineken Open Space”, uma zona “chill out” de acesso livre onde serão exibidos programas e retrospectivas dedicados à vídeo criação, documentários e “making off”, clips e vídeo arte, entre os quais o projecto “This is Bungalow”, composto por 28 vídeos da editora com o mesmo nome. “Open Art”, uma mostra de inovadores animes japoneses, bem como propostas originais e revolucionárias do colectivo “Shynola” e o programa “Muvies PT”, que vai destacar vídeo-clips nacionais, são outras aliciantes da edição deste ano do IMAGO. “Porko”, do projecto Kubik do guardense Victor Afonso, e “Gnoma”, dos Mão Morta, abrem o apetite. Até dia 30 estão abertas as inscrições para as acções de formação de Matthew Herbert e de Allan Baker, dedicada à análise de guião.
Luis Martins