Arquivo

Iguarias europeias com cereja no Fundão

Quinto Festival Gastronómico da Cereja decorre na próxima semana com seis escolas europeias

Das entradas às sobremesas, não faltarão iguarias com cereja nas mesas das novas instalações da Escola Profissional do Fundão, a partir da próxima segunda-feira, para mais um Festival Gastronómico da Cereja.

À quinta edição destas jornadas, que se estende até quarta-feira, apresentam-se seis escolas provenientes de Espanha, Bélgica, Alemanha e França, que se encarregarão de confeccionar pratos à volta do fruto característico e predominante na Serra da Gardunha, mostrando que a cereja é muito mais do que um fruto de Verão. A originalidade e criatividade estarão novamente presentes nesta mostra, com pratos que farão as delícias de muita gente. Apostada em «auferir mais qualidade» à mostra gastronómica, a organização apostou este ano num novo formato: «Iremos apresentar apenas jantares, com a participação de duas escolas em cada dia», explica Marina Nascimento, da direcção pedagógica. Além disso, a organização optou por atribuir ainda a cada escola a confecção de dois pratos. «Uma encarregar-se-á da entrada e do prato de peixe, a outra confeccionará o prato de carne e a sobremesa», indica aquela responsável, para quem a medida permite ainda uma maior agilização da cozinha.

No primeiro dia do festival caberá à escola alemã Elisabeth Knipping Schule cozinhar um peito de pato com melão e cerejas para entrada e barbo avermelhado com molho de manga e cerejas, enquanto o Instituto de Educación Secundária Vaguada de la Palma, de Salamanca, se empenhará numas queijadas estufadas com cerejas e um doce de cerejas para sobremesa. Na terça-feira haverá sopa fria de cerejas com queijo fresco de amêndoas e salmão grelhado com molho de vinagre e cerejas, pela Escuela Municipal de Cocina Ciudad de Plasência, e frango agridoce com chop choy de legumes e “tempura” de cerejas, bem como um quente e frio de nogado com dim sum de cerejas perfumadas e mel de alfazema pela escola CVO Elisahout Avondscholl Coovi, da Bélgica. No último dia, a Hotelová Akadémia, da Eslováquia, estreante no festival, apresentará uma surpresa de presunto para entrada e tártaro de filetes com salada. Já a escola francesa, CFA – St. Michel Mont Mercure irá apresentar um “magret de canard” como prato de carne e um chapéu de cereja para sobremesa.

As novas instalações da Escola Profissional do Fundão serão hoje inauguradas.

Sobre o autor

Leave a Reply