Arquivo

“Iglódromo” vai ser o palco da Semana Académica da Guarda

Espaço novo, um programa «ambicioso» e a promessa de ser o maior evento do género no país

A Semana Académica dos estudantes da Guarda, apresentada na passada quinta-feira, ambiciona ser a maior do país, realizando-se entre 4 e 19 de Maio, o que a posiciona desde já entre as mais longas. Mas para além dos vários dias de festa, existem outras novidades, como o recinto e o programa. Assim, a maioria das actividades vai ser centralizada num só espaço, o novo semi-coberto do futuro Parque Urbano do Rio Diz, já “carinhosamente” baptizado de “Iglódromo” pela Associação. Contudo, a «sessão zero» do recinto, como prefere chamar António Saraiva, director executivo do PolisGuarda, ainda apresenta algumas contrariedades por não estar totalmente concluído.

No entanto, a animação está prometida e o programa é «ambicioso», como sublinha Nuno Silva, presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), destacando-se a presença de grandes bandas como os Xutos & Pontapés, Toranja, Pedro Abrunhosa e os Bandemónio, Quim Barreiros, Tony Carreira e muitas actividades de animação. Nuno Silva pretende assim «catapultar» a semana académica da Guarda para a «quarta melhor do país» para demonstrar «o poder da Associação Académica e de uma pequena cidade do interior». O dirigente garante que a edição deste ano envolve expectativas «mais elevadas» dado o programa o novo recinto, situado próximo da Guarda-Gare: «É um espaço novo da cidade e para todos», considera Nuno Silva, desmentindo os rumores de que o semi-coberto só vai ser para os estudantes. «O Polis é um contributo para esta semana académica», acrescenta António Saraiva, para quem esta é uma forma de «antecipar o usufruto de um espaço com qualidades diversas». Quanto ao ruído que possa advir das longas noites musicais dos estudantes, o responsável advoga que o local é «propositadamente» uma zona extrema do parque urbano e afastado da zona residencial, sendo a envolvente na sua maioria constituída por armazéns. Acredita, por isso, que «não vai haver grandes problemas de ruído» na zona residencial.

Missa e garraiada no “Iglódromo”

No entanto, a própria distribuição do equipamento e a localização do espaço serão escolhidos de modo a que o som seja «lançado em sentido contrário ao da Guarda-Gare», garante. De resto, António Saraiva apela ainda à benevolência da população porque «esta é uma actividade pontual e uma cidade que quer ter dinamismo tem que fazer algum esforço». Maior preocupação estão a causar as indefinições do Polis nacional, é que esta «sessão zero» do semi-coberto pode ficar prejudicada pelos atrasos na recuperação da envolvente à estrutura que ainda não se encontra concluída. Um cenário que está a levar a PolisGuarda a criar, «pelo menos», acessos e estacionamentos provisórios para a semana académica. «Infelizmente, os espectáculos ainda não vão ser recebidos com as condições plenas», confessa António Saraiva, garantindo que a tenda principal, um outro espaço destinado a grandes espectáculos e as respectivas instalações sanitárias já estão operacionais.

Este ano o programa da festa dos estudantes é «mais ambicioso», afirma Nuno Silva, adiantando que vai custar mais 35 mil euros do que o ano passado, já que as despesas totais rondam os 150 mil euros, «entre custos variáveis e fixos», explica. Mas o responsável acredita que «o risco é capaz de compensar», até porque o novo recinto possui uma «grande capacidade», o que permite apostar em «grupos mais ambiciosos e mais caros também», mas para públicos mais exigentes. À semelhança do ano passado, o pólo de Seia também foi contemplado, acolhendo, de 6 a 8 de Maio, os espectáculos de tunas, Quim Barreiros, DJ Alvim e Tributo aos Xutos & Pontapés. Já na Guarda, as “hostilidades” são inauguradas pela Serenata Monumental com os Fados de Coimbra, no dia 13. Agendados para as noites seguintes estão Tony Carreira, DJ Alvim, Pedro Abrunhosa e os Bandemónio, Toranja, Quim Barreiros e os DJ´S Jiggy, Mário Roque – X MEN e Residentes.

O “Iglódromo” irá também acolher a tradicional garraiada e a Missa de Finalistas. Destaque ainda para a semana radical, entre 4 e 6 de Maio, no campus do IPG, onde os estudantes poderão experimentar escalada, insufláveis, tiro com arco, basquetebol, voleibol, futsal, dardos, slide. A 10 de Maio acontece a “Lan Party”, realizando-se no dia seguinte o Baile de Gala, agendado para o Hotel Vanguarda. Finalmente, o “Enterro do Caloiro”, que este ano se chama “Enterro do Pinguim”, tem lugar dia 12 na Alameda de Santo André, seguido do arraial académico no “Bacalhau”. Um programa diversificado que vai contar com autocarros diários desde a Igreja da Misericórdia para o “Iglódromo” e, no último dia, para a discoteca XL.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply