Arquivo

Idosos testam pulseira localizadora no Fundão

Projecto da Pinus Verde destina-se a mobilizar apoio rápido em casos de emergência

A associação Pinus Verde, que promove projectos sociais, vai testar uma pulseira de localização de idosos, com botões que o portador pode accionar para aceder a contactos memorizados, nomeadamente dos serviços de emergência locais.

«Fizemos uma pré-selecção de nove idosos aos quais vai ser distribuído esta semana o “Localizer” [designação do aparelho] para um período de experiência de três meses», adianta Paulo Fernandes, presidente daquela entidade de desenvolvimento local promotora do projecto. O responsável espera que o sistema, que está a ser testado em conjunto com os serviços concelhios de Protecção Civil e de emergência médica, possa estar a funcionar plenamente até Junho. «O “Localizer” tem duas vertentes essenciais, apoiar os idosos do ponto de vista da saúde e da segurança», explicou. Nesta fase experimental foram escolhidas pessoas que preenchem diferentes critérios. «Alguns estão numa situação de isolamento, outros ainda fazem uma vida activa entre a habitação e os campos e isso também nos interessa», referiu.

O “Localizer” tem um sistema GPS incorporado, que permite saber com exactidão onde se encontra o portador. Já os pedidos de ajuda para números de telefone pré-programados podem ser feitos a qualquer altura, seja qual for a situação de emergência. O aparelho permite levar ajuda até junto do portador e «funciona com qualquer rede de telemóvel», esclareceu. Para já, o sistema vai ser aplicado na zona do Pinhal do concelho do Fundão, que corresponde à área de abrangência da Pinus Verde, associação sediada em Silvares. «Nesta fase de testes não há custos para o utente. Quando o sistema entrar em pleno funcionamento, poderá ser paga uma pequena taxa», de valor a definir, admite Paulo Fernandes.

Sobre o autor

Leave a Reply