O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), vão promover, a 30 de Abril, as I Jornadas sobre Tecnologia e Saúde. A iniciativa pretende capitalizar o sucesso alcançado no ano transacto com as Jornadas Interdisciplinares sobre Tuberculose, que contaram com quase 300 participantes.
As tecnologias aplicadas à saúde são uma área que o presidente do IPG considera «de ponta» para a instituição. Assim, pretende-se «divulgar o que existe de mais expressivo» neste domínio, bem como estabelecer o diálogo «entre investigadores, profissionais e estruturas de saúde», adiantou Jorge Mendes durante a apresentação do programa, na passada quinta-feira. A primeira comunicação está agendada para as 10 da manhã por Isabel Dionísio. A presidente da Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos abordará “O papel dos dispositivos médicos”. Seguem-se Álvaro Guerreiro (advogado), que falará sobre “Tecnologia e Direito”; Fernando Gomes da Costa (Administração Regional de Saúde do Centro), a propósito da “Telemedicina no presente e no futuro”; e Luís Ferreira (director clínico do Hospital Sousa Martins) sobre “A experiência do Hospital Sousa Martins na informatização de serviços”.
Do Hospital de São Marcos (Braga) virá António Silva Faria para falar sobre “A CIPE e a prática de cuidados de Enfermagem”. Pedro Martins (Microsoft Portugal), Fátima Cabral (médica no Hospital da Guarda), Rui Teixeira (Centro de Saúde de Pinhel), Luís Figueiredo (professor da ESTG), João Figueiredo (Hospital de São Teotónio, Viseu), Miguel Rocha (Alert Life Sciences Computing), José Carlos Fonseca (professor ESTG) e Avelino Nunes (aluno daquela escola) são os restantes oradores. As inscrições decorrem até dia 25 e custam 2,50 euros para alunos do IPG e 20 euros para participantes em geral. Mais informações em http://www.ipg.pt/tecnologia-saude2008