A antiga Fábrica dos Carvalhos, em Gouveia, vai dar lugar a um hotel de quatro estrelas, que deverá ficar pronto no segundo trimestre de 2006. Trata-se de um investimento de 6,5 milhões de euros e é o primeiro projecto hoteleiro da Emotiontur, Investimentos Turísticos SA, formada pela Realizar SA e a empresa gouveense Júlio Barbas & Gomes. A nova unidade, apresentada na última quinta-feira na “cidade-jardim” como “hotel de charme”, assenta na recuperação e requalificação daquela fábrica têxtil do séc. XIX, inactiva desde 1998, que vai ser transformada no primeiro hotel de quatro estrelas de Gouveia e num dos poucos existentes na Região de Turismo da Serra da Estrela.
A autarquia já assumiu a melhoria das acessibilidades até à área do hotel e vai garantir as infraestruturas básicas, conforme protocolo rubricado com os promotores, que regista ainda a cedência do direito de superfície do Bosque do Dique, junto à Ribeira de Gouveia, à Emotiontur para ali ser construído um parque de lazer totalmente aberto ao público. Por outro lado, foi salvaguardado o acesso público ao parque de estacionamento que vai servir a unidade. Álvaro Amaro, presidente da Câmara, considera que o projecto enquadra-se «nos objectivos de desenvolvimento do concelho, em que o turismo terá, cada vez mais, um aspecto essencial». O projecto é da autoria da dupla de arquitectos Paulo de Sousa Pereira e Luís Sousa Lopes, que idealizaram uma unidade com «elevado nível» de qualidade arquitectónica, conforto e oferta de serviços.
O hotel será implantado num terreno em socalcos e enquadrado num ambiente de montanha e diversidade ambiental que proporciona total privacidade e tranquilidade aos seus clientes. Disponibilizará 57 quartos, quatro deles vocacionados para deficientes motores, quatro suites, um restaurante, Spa, piscina natural, centro de eventos e salas de conferências, entre outros. O Emotiontur Hotel quer ser uma referência nacional, estimando-se que possa criar 30 postos de trabalho qualificados. A Emotiontur, Investimentos Turísticos SA, foi criada este ano, tendo como principais accionistas a têxtil Júlio Barbas & Gomes e a Realizar SA, empresa de referência na área dos eventos, lazer e entretenimento.