Arquivo

Hotéis da região muito procurados para o fim de ano

Com pacotes de animação para todos os gostos e para todas as bolsas

A proximidade da Serra da Estrela e o pacote de animação que as unidades hoteleiras oferecem são ingredientes para começar o ano com o pé direito na cidade mais alta do país. Assim, há ofertas para todos os gostos e para todas as bolsas. O “réveillon” na região poderá custar entre 65 e 340 euros por pessoa, conforme os “packages” escolhidos. E apesar da crise financeira, os responsáveis pelos hotéis não se queixam e garantem que este ano há mais procura do que em 2004.

«Estamos quase, quase, cheios», assegura Manuela Almeida, directora do Hotel Turismo da Guarda, cuja experiência lhe diz que «nesta altura do ano nunca há crise». A responsável pela unidade mais antiga da cidade acredita que este ano vai ter lotação esgotada, à semelhança do ano passado. O programa de “réveillon” consta de um “package” especial, de duas noites e três dias, que inclui um jantar de boas-vindas, pequeno almoço e jantar de Fim de Ano, ao som de música ao vivo. Pela madrugada será servido chocolate quente e bolo recheado. O pacote ainda inclui o pequeno-almoço e almoço do dia de Ano Novo. Tudo isto a partir de 187 euros por pessoa, sendo grátis para as crianças até aos 3 anos, e até aos 11 anos terão uma redução de 50 por cento. Por isso, as pessoas que já reservaram «são na sua maioria portugueses, oriundos de todo o país», que provavelmente vêm à procura da neve, refere a directora, que sublinha que este ano a procura é maior. Sónia Marques, directora do Hotel Lusitânia Parque, partilha da mesma opinião, no entanto nota que «as pessoas procuram um “package” menos dispendioso». Por isso já foram obrigados «a desdobrar» o programa. Para além, do pacote completo, que inclui o jantar “buffet”, no dia 30, acompanhado de animação musical regional, uma aula de “bodyjam”, ao som de ritmos latinos, no sábado, seguido do “cocktail” de Ano Velho e do Jantar Dançante, que culminará com as passas e espumante à meia-noite, com o tradicional fogo de artificio. Mais o pequeno-almoço e o almoço “buffet” de Ano Novo.

Tudo isto a partir de 340 euros por pessoa em quarto duplo, crianças até aos 3 anos não pagam, e dos 4 aos 12, apenas 170 euros. Mas, também há a possibilidade do programa separado, em que as pessoas podem ir só ao “réveillon” sem o alojamento. Logo, o preço também é mais agradável. «Esta opção tem sido muito requisitada, principalmente, pelos habitantes locais», realça a directora, que neste momento já tem uma taxa de ocupação da ordem dos 50 por cento. «Como a Guarda ainda não é procurada como destino turístico, há poucos turistas», constata Sónia Marques, que lamenta a falta de placas na cidade a indicar as unidades hoteleiras. «As que estão colocadas são clandestinas», garante.

Mais “réveillons”

Ainda na Guarda, o aparthotel Quinta dos Avelanais presenteia os clientes com vários programas. Assim, poderá optar só pelo Jantar de Fim de Ano, que inclui um “cocktail”, espumante, uvas da sorte e saco surpresa. E depois da meia-noite com “buffet” de frios, queijo e doces, seguido de caldo verde e, por fim, chocolate quente e bolo rei. Tudo por 65 euros por pessoa. Além deste pacote, há outros que incluem as estadias e refeições. Optar por duas noites poderá custar 160 euros por pessoa, ou três noites por 220 euros. Sendo que as crianças até aos 5 anos não pagam, e dos 5 aos 11 anos têm cinquenta por cento de desconto. Outra opção na região é visitar a cidade de Bandarra. O Hotel Turismo de Trancoso oferece um pacote que inclui um passeio guiado ao centro histórico, um almoço regional, um “cocktail” de despedida de 2005. Para além do jantar de Fim de Ano, com ceia e música ao vivo. O programa inclui tudo isto, mais o alojamento de duas noites, que custa 310 euros por pessoa em quarto duplo. Há ainda outro “package” que inclui apenas uma noite por 170 euros por pessoa. Apesar da procura ter aumentado, o hotel está neste momento com uma taxa de ocupação «de 42 por cento», porque «as pessoas decidem mais em cima da hora», garante fonte da unidade de quatro estrelas. Assim sendo, o prognóstico é imprevisível: « “Até ao Fim de Ano ainda é vindima”», ironiza a mesma responsável.

Melhor sorte tem a Pousada Senhora das Neves, em Almeida, que está «quase cheia», como se congratulou a gerente, Ana Paula Almeida. Para oferecer aos clientes tem um “package” que inclui duas noites de alojamento em quarto duplo. Oferta de uma “flute” de champanhe no momento do “check-in”. Bem como o pequeno-almoço “buffet”, ou no quarto. Aperitivo, jantar e ceia de Fim de Ano. Tudo isto a partir de 325 euros por pessoa. «Como as unidades hoteleiras mais perto da Serra já estão esgotadas, as pessoas começam a procurar nas proximidades», refere a gerente.

Sobre o autor

Leave a Reply