Arquivo

Hospital ameaçado com queixa-crime

Pacientes de reumatologista exonerado manifestaram-se pela continuidade das consultas em Seia

Os doentes tratados pelo reumotalogista dispensado no Hospital Nossa Senhora da Assunção admitem recorrer à justiça para garantir a continuidade das consultas em Seia. O aviso foi deixado, na manhã da passada sexta-feira, durante uma acção de protesto contra esta decisão que juntou um pouco mais de meia centena de pacientes de Rui de Melo em frente à unidade de saúde.

«Ainda temos esperança que os responsáveis do hospital e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro reconsiderem, caso contrário estamos a ponderar apresentar uma queixa-crime por negligência e abandono dos cuidados de saúde», adiantou José Conde, um dos promotores da manifestação. A consulta de reumatologia acaba no final do mês, pelo que os manifestantes sentem-se «revoltados e até em pânico» com o que vai acontecer em Setembro. «Nós queremos é que as consultas desta especialidade continuem em Seia com o dr. Rui de Melo ou outro especialista e não aceitamos a alternativa proposta pelo Conselho de Administração», sublinha. José Conde disse ainda que os manifestantes não foram recebidos pelos dirigentes do hospital, pois estão a ser chamados individualmente. «Eu fui recebido na semana passada e propus que se realizasse uma reunião com todas as partes envolvidas neste problema, mas disseram-me que isso era inviável», conta o paciente. Na base da dispensa de Rui de Melo está o facto do médico atender na consulta externa doentes de Viseu, Castelo Branco e Oliveira do Hospital, concelhos que estão fora da área de influência do hospital senense. Na manifestação de ontem esteve presente um elemento da direcção da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante.

A administração do Nossa Senhora da Assunção continua irredutível. A partir de Setembro, os pacientes de Rui de Melo vão ser reencaminhados para os hospitais referência da Guarda e Viseu onde serão avaliados pela consulta de auto-imunes. Contudo, só há consultas de reumatologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), pelo que os doentes – 363, segundo os registos existentes – terão que viajar hora e meia para serem vistos e tratados. O Hospital de Seia não tem serviço de Reumatologia, apenas proporcionou consultas externas nessa especialidade desde Janeiro de 2005 com a contratação de Rui de Melo. Segundo os registos da unidade, o médico atendeu desde então 363 doentes. Actualmente há em lista de espera para consultas 63 pacientes, sendo que o mais antigo é de Março.

Sobre o autor

Leave a Reply