Arquivo

Horário e água mais fria motivam queixas nas piscinas da Guarda

Utentes que aproveitavam primeiras horas da manhã para nadar antes de ir trabalhar deixaram de frequentar complexo no Verão

A época de Verão está a chegar ao fim nas piscinas municipais da Guarda mas não está a agradar a todos os utentes. A abertura do complexo meia hora mais tarde que no resto do ano e água mais fria são as principais queixas relatadas a O INTERIOR por alguns utilizadores mais frequentes.

Neste período estival, as portas abrem às 8 horas da manhã em vez das 7h30 praticadas ao longo do ano, o que tem vindo a impedir que os utentes que nadam habitualmente antes de ir trabalhar o possam fazer. «Não se compreende que nos tirem essa possibilidade durante três meses. É uma falta de respeito para quem vai à piscina nesse período – e não são assim tão poucos – e que paga para o fazer», refere um utilizador, que solicitou anonimato. Outra utente diz ter reclamado da situação várias vezes até que desistiu de ir à piscina: «É um horário excelente para quem trabalha e não tem outra oportunidade de frequentar as piscinas municipais, pelo que não faz sentido que seja mudado no Verão», lamenta, adiantando não ter obtido ainda respostas às suas reclamações, uma das quais por escrito. A munícipe queixa-se ainda de, neste período, terem baixado a temperatura da água do tanque interior de 25 metros em «mais de quatro graus, seguramente».

«Será para poupar energia, mas quem vai nadar não consegue aguentar muito tempo porque torna-se desagradável», critica. Na sua opinião, «todas as ações promocionais para levar as pessoas a frequentar as piscinas durante o ano caem por terra com situações como estas, que são inexplicáveis». Contudo, esta utilizadora garante que vai voltar a 15 de setembro, no regresso da época normal. «Não sei viver sem nadar», justifica. Confrontado com estas críticas, Carlos Chaves Monteiro, responsável pela empresa municipal Guarda Cidade Desporto, responde que «nada disto é novo». O também vice-presidente da autarquia recorda que o horário de abertura do complexo «sempre foi às 8h30, mas decidimos abrir às 7h30 para dar resposta às solicitações de um conjunto de utentes». No entanto, ressalva que este horário não vigora no Verão e que os utilizadores são informados das alterações. Quanto à temperatura da água, o responsável confirma a situação e garante que a medida destina-se a «poupar nos custos energéticos».

Sobre o autor

Leave a Reply