Arquivo

Honoris causa entregue a Jesué Pinharanda Gomes

UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) atribuiu, na terça-feira, o grau de doutor honoris causa ao filósofo, ensaísta e historiador Jesué Pinharanda Gomes, que teve como padrinho o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Natural de Quadrazais (Sabugal), Pinharanda Gomes (1939) é um dos mais ilustres investigadores da cultura portuguesa contemporânea, tendo escrito sobre antropologia cultural, filosofia, história, religião, literatura e temas de temática local e regional. Publicou mais de 300 títulos, que incluem opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em dicionários e enciclopédias. Estudou na Guarda e acabou por se estabelecer em Lisboa, onde trabalhou até 2002, tendo desempenhado funções numa empresa de máquinas agrícolas. Na cerimónia, D. Manuel Clemente destacou que Pinharanda Gomes «desenvolveu intensa e imensa atividade de pesquisa, reflexão e escrita que o espírito universitário irá manter no seu exercício». O mais alto responsável pela Igreja Católica em Portugal considerou ainda que «da história local à regional, da biografia às instituições e movimentos, dos autores às correntes de pensamento da literatura, tudo soa muito e bem, especialmente nas fontes que descobriu e fez descobrir, nos mundos que abriu e nos fez olhar».

Por sua vez, Pinharanda Gomes afirmou que nunca procurou alcançar qualquer distinção com o seu trabalho: «Esta é uma distinção para a qual jamais trabalhei, muito superior ao modesto e artesanal contributo que procurei levar a efeito em prol do pensamento português e da vida de Portugal», declarou.

Sobre o autor

Leave a Reply