A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir o grau de doutor honoris causa ao filósofo, ensaísta e historiador Jesué Pinharanda Gomes.
A cerimónia está marcada para 20 de março e servirá para reconhecer o elevado mérito alcançado por este autodidata no campo da cultura. Natural de Quadrazais (Sabugal), Pinharanda Gomes (1939) é um dos mais ilustres investigadores da cultura portuguesa contemporânea, tendo escrito sobre antropologia cultural, filosofia, história, religião, literatura e temas de temática local e regional. Publicou mais de 300 títulos, que incluem opúsculos e separatas e/ou dispersos, para além de traduções e das mais diversas colaborações em volumes coletivos e em dicionários e enciclopédias. Estudou na Guarda e acabou por se estabelecer em Lisboa, onde trabalhou até 2002, tendo desempenhado funções numa empresa de máquinas agrícolas.
Foi cofundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e é sócio correspondente, eleito, da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa de História. Em 2012 doou cerca de 5.000 livros e documentos da sua biblioteca pessoal para o Centro de Estudos que tem o seu nome e foi inaugurado em junho desse ano no Sabugal.