Um evento como o baile de finalistas é um marco na vida estudantil, mas antes de um tão desejado dia e noite de festa, tem de se passar por inúmeras decisões que nem sempre foram fáceis de tomar.
Começando pela viagem de finalistas, onde a opinião dos finalistas divergia, embora desde o inicio se notasse uma maioria na ida para Ibiza, e assim foi, decidiu-se que a viagem de finalistas seria a Ibiza. Um passo enorme e importante havia sido dado pela comissão, agora sucedia-se o pagamento da viagem. Mesmo em prestações, foi uma tarefa complicada, ainda para mais em tempo de crise, talvez a razão para alguns alunos finalistas terem desistido da viagem.
Era então altura de se pensar onde se iria realizar o baile, como seria a decoração, e escolher o professor de valsa. Dentro da comissão, as opiniões eram bem diferentes quanto ao local para realizar o baile. A maioria de nós desejava que fosse realizado no liceu, como tem vindo a ser tradição, mas devido a algumas condições impostas pela escola e devido às obras tínhamos locais relevantes, inacessíveis como a cantina e o gimnodesportivo. Como segunda hipótese, surgiu o pavilhão do NERGA, que foi o local escolhido.
Após esta decisão, escolhemos o professor de valsa, a professora Luísa Lourenço, a quem agradecemos o bom humor em todos os ensaios mesmo naqueles em que não parávamos de falar uns com os outros.
Já a valsa começava a ser ensaiada, chegava a hora de se pensar na decoração. Para o baile de finalistas, ideias não faltaram, muitas delas atrevidas de se realizarem. Após várias decisões, que mais tarde sofreram alterações, começou-se a trabalhar na decoração nos tempos livres, contando com o apoio de vários colegas finalistas.
Quanto a apoios, todos sabemos que vivemos em tempos de dificuldades económicas. Mesmo assim, não desistimos de pedir patrocínios: aceitávamos cada cêntimo que nos era dado, mas mesmo assim ficou muito além das nossas expectativas.
A meia semana do baile de finalistas vivíamos ainda um momento de enorme euforia, acompanhado de nervosismo que ia aumentando com a proximidade do baile. A comissão agradece a todos os amigos e colegas que vieram até ao NERGA, para nos ajudarem, esforçando-se para que tudo estivesse impecável no dia 26. Oxalá todos os finalistas tenham aproveitado este dia ao máximo.
Boa sorte a alguns para o futuro académico e a outros para uma vida profissional.
Rafael Sanches (12º F)