Arquivo

GX Guarda segue na Taça de Portugal

CX Seia eliminado por falta de comparência no Barreiro

O Grupo de Xadrez da Guarda apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal após derrotar, no sábado, os “Peões de Alverca” por 3-1. Os guardenses vão defrontar a 6 de Novembro o vencedor da eliminatória entre o Ginásio de Odivelas e a Associação Juvenil Estrela Vermelha, um resultado que ainda não era conhecido à hora do fecho desta edição. As meias-finais e a final realizam-se em Faro, respectivamente a 20 e 21 do próximo mês. Quem já ficou pelo caminho foi o Clube de Xadrez de Seia, que, dada a indisponibilidade dos seus principais jogadores, não compareceu no Barreiro para a partida com o Barreirense.

Na Guarda, os locais sentiram algumas dificuldades para ultrapassar os ribatejanos. Todos os jogos foram bastante discutidos num encontro que durou quatro horas. O grande mestre internacional Kevin Spraggett, que se recusou a integrar a selecção canadiana que está a disputar as Olimpíadas por desacordo quanto à constituição da equipa, acabou por participar na eliminatória da Taça e foi o primeiro a resolver o jogo. António Ferreira e Manuel Martins – que substituiu João Costa, a participar nas Olimpíadas pela equipa portuguesa – também ganharam no terceiro e quarto tabuleiro, respectivamente. Já Fernando Ribeiro perdeu, no jogo mais longo desta eliminatória.

Noutros tabuleiros, João Costa, campeão nacional de sub-18, natural e residente no Porto, mas jogador da equipa principal do GX Guarda onde é aluno do GMI Kevin Spraggett, conta com uma vitória na XXXVI Olimpíada de Xadrez, a decorrer em Maiorca (Espanha), na única ronda em que participou até ao momento. O jovem xadrezista (ELO 2284) integra a selecção nacional composta pelos melhores jogadores da actualidade, como o GMI Luís Galego (ELO 2515), António Fernandes (2431), MI Sérgio Rocha (ELO 2431), MF José Pinheiro (ex-GX Guarda em 2001 e 2002, ELO 2310) e António Vítor (ELO 2319). De realçar que todos os elementos da equipa estão a custear do seu bolso a participação neste torneio internacional. Portugal venceu por 4-0 o Guernsey, com João Costa a fechar a contagem no quarto tabuleiro, mas perdeu com a Escócia e a Irlanda, dois encontros em que não fez parte do quarteto luso. Ao fim de três jornadas, os portugueses ocupavam o 58º lugar da geral (a Olimpíada masculina é disputada por 129 países), menos um que a equipa feminina (torneio em que participam 87 países) que conta com uma vitória, um empate e uma derrota.

Por cá, António Fróis e Carlos Carneiro, ambos do CX Seia, participam no Festival de Xadrez em curso na Figueira da Foz até domingo, uma competição composta por um torneio de partidas clássicas e outro de semi-rápidas. O evento propõe, entre outras actividades, uma feira de material para a prática do xadrez, uma exposição temática de pintura de Vítor Costa, que já tinha estado no Festival de Xadrez da Serra da Estrela, e obras de Virgínia Goes, “O simbolismo do Xadrez”, expostas recentemente no Museu da Água em Lisboa.

Sobre o autor

Leave a Reply