Max Lindegger, um dos maiores especialistas de Permacultura do mundo, criador e director da Global Ecovillage Network (GEN) Oceânia/Ásia, está por estes dias na Covilhã para leccionar um curso sobre esta temática.
A iniciativa realiza-se na Quinta dos Penesinhos de sábado a dia 23, e abrange temas como a Ecoliteracia, Água e Desertificação, Jardins Urbanos, Florestas Comestíveis, Revitalização Comunitária & Economia Local e Eco-Design, com uma forte componente prática. Nelson Avelar é um dos formadores, com palestras sobre “Unidades Mestre – áreas auto-suficientes baseadas no serviço à comunidade”, “Global Ecovillage Network (GEN) & Movimento de Transição em Portugal” e “Educação Neo-humanista – abordagem holística e ecologia”. Mas o destaque vai Max Lindegger, um pioneiro mundialmente reconhecido e líder no design de comunidades ecológicas e aglomerados humanos sustentáveis nos últimos 20 anos, tendo desenhado a primeira e premiada ecoaldeia de Permacultura, baptizada de Crystal Waters, na Austrália.
A Permacultura é um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza. O conceito foi desenvolvido há 30 anos por Bill Mollison, um fervoroso ecologista australiano, e David Holmgren, tendo surgido como resposta alternativa às agressões do homem ao meio ambiente. Não se trata de aplicar métodos novos, mas sim uma sinergia entre tecnologia verdes e práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza como um todo. A actividade é organizada pelas associações Ananda Marga Portugal, AMURT Portugal e IIDAC Europa. Mais informações pelos telefones 275/335290, 91/4674719 ou através do site www.anandakalyanii.org.