Arquivo

Guarda recorda passado judaico nos 816 anos da sua fundação

Uma conferência dedicada à temática dos “Judeus e cristãos em terras de fronteira” é um dos destaques das comemorações dos 816 da Guarda. A iniciativa começa hoje, pelas 9h30, e termina amanhã na sala António Almeida Santos, nos Paços do Concelho.

O legado judaico e a sua importância para a construção da identidade da cidade é o tema desta sessão das “Conferências da Guarda” que vai abordar algumas das múltiplas e divergentes vias em que se moveu a convivência entre a maioria cristã e a minoria judaica e a diversidade social, cultural e religiosa vivenciada nos territórios de fronteira, base da criação de uma identidade local e regional muito própria. Segundo a autarquia, através deste debate pretende-se apoiar «científica e tecnicamente as iniciativas de estudo, conservação e promoção turística das judiarias, ações que devem estar alicerçadas em investigação histórica rigorosa e atualizada». Participam investigadores e historiadores, cabendo à embaixadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon, encerrar os trabalhos.

A atribuição do foral à Guarda por D. Sancho I em 1199 vai ser assinalada, amanhã, com uma sessão solene (10h45), em que participa a embaixadora Tzipora Rimon, seguida da inauguração, às 12 horas, da rotunda do “Anjo da Guarda” na Avenida de São Miguel, da autoria do escultor guardense Pedro Figueiredo. À tarde, o Orfeão do Centro Cultural vai interpretar o Hino à Guarda, antes da apresentação do nº 35 da revista “Praça Velha”, também dedicado ao tema “Cristãos e Judeus”. A ligação da iluminação de Natal, pelas 19 horas, e um concerto de Sara Tavares no TMG fecham esta jornada evocativa da fundação da cidade.

No entanto, as atividades prosseguem no sábado com um torneio de futebol infantil, o 39º Grande Prémio de Atletismo “Cidade da Guarda” no parque urbano do Rio Diz e a inauguração da exposição e lançamento do catálogo “Transversalidades 2015 – Fotografias sem Fronteiras”, do Centro de Estudos Ibéricos (CEI). No dia 29 realiza-se a Invernal de BTT, com partida pelas 9 horas junto ao estádio municipal. Os participantes podem optar pela maratona de 70 quilómetros e a meia-maratona de 40 quilómetros, sendo que a classificação conta para o Trofeu Maratonas da Beira Interior, da responsabilidade da Associação de Ciclismo da Beira Interior. Durante o dia de domingo realiza-se ainda a 13ª edição do torneio de basquetebol “Cidade da Guarda” no pavilhão de S. Miguel. Nesta iniciativa organizada em parceria com a Guarda Basket e a Associação de Basquetebol da Guarda vão participar cerca de 140 atletas.

Sobre o autor

Leave a Reply