Terminam hoje as Jornadas Guarda.pt e Informática 2008, realizadas desde terça-feira no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), uma organização conjunta do Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Núcleo de Engenharia Informática e da empresa Guarda Digital, que apresentou o projecto “guarda.pt” que estará online a partir do dia 30.
«O curso de Engenharia Informática e o Núcleo de Engenharia Informática têm dado bons exemplos, como este, da realização contínua destas Jornadas», sublinhou Constantino Rei, director da ESTG, durante a sessão de abertura do evento. Esta ideia foi ainda reforçada pelo presidente do IPG, Jorge Mendes, para quem a actividade «tem primado pela qualidade e a edição deste ano não será excepção». No primeiro painel, o gestor do projecto da Guarda Digital, Sérgio Duarte, fez as “honras da casa” e apresentou a empresa. O responsável destacou os 17 portais que estão actualmente em execução e anunciou a inauguração do primeiro portal da região – www.guarda.pt – que acontecerá dia 30.
Por outro lado, Paulo Ribeiro, sócio-fundador da Oceanlab, empresa de webdesign responsável pela imagem de todos os portais da Guarda Digital, explicou os passos que o criativo segue até chegar ao produto final. No segundo painel, ainda sob a temática da Guarda Digital, Paulo Teixeira (UNISYS) deu enfoque aos serviços online dos municípios e à gestão de relacionamento com o munícipe. O responsável deu exemplos concretos de como o cidadão deverá apresentar os mais diversos pedidos de licenças e requisições à autarquia. A Guarda Digital adoptou esta plataforma que será implementada em todos os municípios aderentes ao projecto. Por último, Carlos Barata (Alcatel-Lucent) falou sobre a conectividade futura e a Wimax. De resto, web services, computação móvel, tecnologia e bem-estar foram os principais temas desenvolvidos durante o evento, que foi transmitido online para todo o país.