Arquivo

Guarda FC deixa boas indicações para o campeonato

Fornos venceu equipa que quer subir à Iª Divisão Distrital por 4-1

O Guarda Futebol Clube apresentou o seu plantel aos associados no último domingo, numa partida com o Fornos de Algodres, que confirmou a superioridade e venceu por 4-1. No entanto, o resultado é o que menos interessa nestas ocasiões, até porque se trata de equipas separadas por duas divisões.

Enquanto o Guarda FC, cujo campeonato começa a 16 de Novembro, aposta forte na subida à Iª Divisão Distrital, o Fornos milita actualmente no Nacional da IIIª Divisão, que já leva sete jornadas realizadas. A diferença de ritmo competitivo ficou bem patente na primeira parte e foi com naturalidade que os visitantes inauguraram o marcador aos 15’. O árbitro assinalou uma grande penalidade, convertida por Fábio Nascimento, a punir um derrube de Acelino a Tibério, protagonista de uma perdida escandalosa dois minutos antes. Os guardenses denotaram ainda alguma falta de entrosamento, tendo criado o seu primeiro lance de relativo perigo aos 35’, quando, a passe de Márcio, Fernando cabeceou para defesa de Inácio. O 2-0 surgiu aos 37’, por Néné. Boa abertura de Sílvio para o jovem nigeriano, que recebeu a bola livre de marcação e atirou a contar, festejando com um salto mortal.

O terceiro esteve perto de acontecer aos 40’, mas Acelino, em cima da linha, evitou que Néné bisasse. Na segunda metade, houve muitas alterações e o ritmo da partida abrandou. Ainda assim, o Fornos apontou mais um golo aos 52’. Cruzamento de Titã, com Bruno Filipe, entrado ao intervalo, a nem ter que saltar para cabecear para o fundo das redes. A partir daqui, os visitantes tiraram “o pé do acelerador” e o Guarda FC melhorou e até chegaram mais vezes à área contrária. O merecido tento de honra chegou aos 70’. Na primeira vez que tocou na bola, Wesley entrou na área e foi derrubado por Zézito, com Hugo Geraldes a apontar penálti de pronto. Chamado a converter, o jovem brasileiro não desperdiçou. Aos 75’, Paulo Barra fez entrar o cinquentenário Melo para a baliza e os cerca de 200 adeptos presentes responderam com aplausos. Contudo, mesmo em cima do apito final, Simões fez o quarto golo do Fornos, após uma boa arrancada de Bruno Filipe na esquerda.

Trabalho positivo da equipa de arbitragem. No final, Paulo Barra mostrou-se satisfeito com as indicações deixadas pelos seus jogadores: «O Fornos é uma equipa superior com três meses de trabalho, mas acabámos por fazer um bom jogo. Não fomos humilhados e durante alguns períodos apresentámos um futebol bonito», considerou. O técnico do Guarda FC não tem dúvidas quanto ao campeonato: «Com este lote de jogadores, a nossa obrigação é lutar pela subida de divisão», afirmou, apontando o Soito como o principal adversário à concretização deste objectivo.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply