O valor médio de arrendamento mensal praticado no distrito da Guarda é o mais baixo de todo o território nacional, onde, em média, um arrendamento atinge os 561,64 euros.
Segundo um estudo publicado pelo jornal económico online “Dinheiro Vivo”, na Guarda o valor do arrendamento mensal de uma casa de habitação fica, em média, pelos 280,94 euros. Os preços praticados no primeiro semestre deste ano, cujas médias por distrito o “Dinheiro Vivo” publica, revelam que as rendas mais caras se praticam em Lisboa, cujo valor é em média de 676,41 euros, seguido de Faro, onde o valor é de 604 euros, e Évora, onde as rendas rondam os 500 euros. No que reporta a Viseu o valor das rendas anda pelos 300 euros e no distrito de Castelo Branco atinge os 337,50 euros.
Segundo o site, os valores das rendas de habitação refletem uma realidade em que a crescente dificuldade em obter crédito junto da banca está a levar a uma maior procura de casas para arrendar. Contudo, por questões culturais, em Portugal sempre se comprou casa, o que significa que o mercado do arrendamento não tem dimensão e é ainda novo para a maioria dos agentes.