Um surpreendente e pouco habitual empate na final vai obrigar o Grupo de Xadrez da Guarda (GXG) e o Boavista a repetir a dose numa finalíssima para apurar o vencedor da edição deste ano da Taça de Portugal em xadrez. A partida já está calendarizada para o fim-de-semana de 22 e 23 de Janeiro, num local a designar, durante o qual será ainda disputado o encontro relativo à Supertaça que vai opor as duas formações.
Boavista e Guarda eram os grandes favoritos da “final four” da Taça, realizada no último fim-de-semana em Olhão, e eliminaram com facilidade os seus oponentes nas meias-finais. Os guardenses derrotaram o Clube TAP por 3-0 graças às vitórias de Kevin Spraggett, Fernando Ribeiro e António Ferreira, mais o empate de João Guerra e
Costa. Já os portistas, actuais campeões nacionais, eliminaram o Clube de Pessoal da EDP, vencendo por 3-1. Na final, disputada no domingo, os melhores xadrezistas portugueses estiveram frente-a-frente mas nenhum conseguiu superiorizar-se ao seu oponente no respectivo tabuleiro. Houve mesmo duelos de gigantes caso da partida que opôs Kevin Spraggett a Luís Galego, enquanto os restantes se afiguravam mais desnivelados e a favor do Boavista, que se apresentou no Algarve na sua máxima força. Mesmo assim Fernando Ribeiro, António Ferreira e João Guerra e Costa impuseram empates preciosos a Rui Dâmaso, Fernando Diogo e Carlos Pereira dos Santos, obrigando a um “tira-teimas”. Em Janeiro haverá também oportunidade para disputar a Supertaça entre o GXG, finalista da Taça e detentor daquele troféu, e o Boavista, campeão nacional. Recorde-se que nos últimos cinco anos, a Guarda participou em quatro finais da Taça de Portugal – foi eliminada nos quartos-de-final em 2003 -, numa finalíssima e nas consequentes Supertaças quer na qualidade de campeão nacional ou na de finalista da Taça.
Por cá realiza-se domingo o IV “Open” de Xadrez de Seia em Semi-Rápidas (jogos de 20 minutos), promovido pelo clube local. O torneio decorre nas instalações da Escola Básica do 1º e 2º Ciclos Dr. Guilherme Correia de Carvalho, naquela cidade, das 10h30 às 19h30, em oito sessões. Já Hugo Santos (AD Estação, da Covilhã) sagrou-se campeão distrital de Castelo Branco, seguido de Fernando Silva (ACD Carapalha – Castelo Branco), Francisco Martins e Francisco Silva (ambos da ADE) e Gaspar Silva (Carapalha). Os três primeiros vão receber um subsídio para participarem no Campeonato Nacional de Rápidas, a disputar em Albufeira a 4 de Dezembro. A nível federativo, soube-se esta semana que Fernando Gouveia, presidente da Associação de Xadrez de Castelo Branco, foi escolhido para vice-presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, ficando responsável pela área de competições e selecções. Trata-se de um justo reconhecimento pela competência que tem revelado à frente da AXCB, cargo que continua a manter até final de 2005.