Arquivo

Guarda acolhe Congresso Nacional de Pneumologia

Iniciativa junta especialista de todo o país até sábado no Teatro Municipal

A Guarda recebe, a partir de hoje, o XXIII Congresso Nacional de Pneumologia. O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), instala-se, até sábado, no Teatro Municipal (TMG).

Com esta iniciativa, a SPP pretende associar-se «à efeméride do Centenário do Sanatório Sousa Martins», refere António Segorbe Luís, presidente da Sociedade. O congresso inclui conferências, mesas-redondas, painéis, simpósios e comunicações, iniciativas que vão ocupar todos os espaços do TMG. De acordo com a organização, a mortalidade por doenças respiratórias constitui a terceira causa de morte por doença em Portugal, sendo superior no homem em relação à mulher. A nível hospitalar, o número de internamentos tem vindo a aumentar. Em 2005 foram internados 9.772 doentes, «um número cerca de 20 por cento superior ao ano anterior». Subvalorizadas pela população, as doenças respiratórias não são combatidas com a maior eficácia. «Também o número de pneumologistas em Portugal é reduzido, comparativamente à incidência da doença», alerta a SPP. Presidido por Segorbe Luís, o congresso vai reunir especialistas nas mais diversas áreas da Pneumologia, como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, o tabagismo, a tuberculose, as técnicas endoscópicas, a ventilação domiciliária e a patologia respiratória do sono, entre outras.

As doenças respiratórias são as causas mais frequentes de doenças subvalorizadas pela população, carecendo de campanhas de informação que despertem consciências na sociedade. «O tabagismo está na origem de cinco milhões de mortes por ano. Estima-se que, em 2020, este número duplique. O fumador vive menos oito a 10 anos que o não fumador. Em presença de patologia pelo tabaco, o fumador vive menos cerca de 20 anos», alerta o presidente da SPP. Nesse sentido, o director da Faculdade de Medicina do Porto, Agostinho Marques, irá apresentar o modo de acção da terapêutica denominada Vareniclina, para ajudar a deixar de fumar. Esta terapêutica inovadora elimina os efeitos da privação do tabaco, como a irritabilidade, a ansiedade, o desejo compulsivo de fumar, os distúrbios do sono e o aumento do apetite e do peso. Já a incidência da Asma tem vindo a aumentar no nosso país, sobretudo entre as crianças. Na Guarda será também debatido o estado actual das doenças respiratórias em Portugal e novas medidas para deter o seu agravamento. A SPP é uma associação científica de pessoas singulares e colectivas que se interessam pelos problemas relacionados com o aparelho respiratório e/ou contribuam para o seu estudo e resolução, regendo-se por estatutos próprios e demais legislação aplicável, nomeadamente aplicável ás Instituições de Solidariedade Social. Actualmente, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia tem cerca de oitocentos sócios efectivos e publica uma revista científica de periodicidade bimestral, a Revista Portuguesa de Pneumologia.

Sobre o autor

Leave a Reply