Arquivo

Guarda acolhe a primeira Academia do Poder Local do PSD

Autarcas sociais-democratas têm encontro marcado para o Hotel Lusitânia entre 21 e 23 de novembro

Passos Coelho, Marques Mendes, Santana Lopes e os ministros Moreira da Silva e Poiares Maduro são alguns dos oradores da primeira edição da Academia do Poder Local, que vai decorrer na Guarda de 21 a 23 de novembro.

Organizada pela Associação dos Autarcas Sociais Democratas (ASD), a que preside o edil da cidade mais alta, Álvaro Amaro, a iniciativa vai servir para «esclarecer dúvidas e situações que os autarcas vivem diariamente, mas também permitirá conhecer e estudar casos de sucesso para que sejam replicados», referiu o autarca. A Academia do Poder Local inspira-se na Universidade de Verão que a JSD organiza anualmente em Castelo de Vide e Álvaro Amaro espera que se torne na «Universidade de Inverno dos autarcas do PSD e dos eleitos nas suas listas». Por isso, o primeiro objetivo deste encontro, que é organizado em parceria com o Instituto Francisco Sá Carneiro, será afirmar «a Academia na Guarda e no seio dos ASD, pois tem que ser uma verdadeira escola para os nossos autarcas», afirmou o dirigente na passada quinta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da atividade.

A Academia vai decorrer em regime de internato, com “aulas” sobre «a arte de comunicar, a legislação autárquica e eleitoral, os fundos comunitários, a sustentabilidade das autarquias e as medidas de descentralização/reforço de competências das câmaras municipais», adiantou Álvaro Amaro. As inscrições custam entre 70 a 100 euros, mas estão limitadas a «60/70 participantes», revelou o presidente dos ASD. Os interessados podem candidatar-se até dia 30 deste mês nos sites www.institutosacarneiro.pt/apl2014 e www.autarcas-psd.pt/apl2014, cabendo à organização selecionar os “alunos” consoante a ordem de entrada e quotas mínimas por distrito e por género. Já os autarcas em funções terão prioridade.

Passos Coelho marcará presença na sessão de encerramento do evento

Sobre o autor

Leave a Reply