Arquivo

Grupo de peregrinos que esteve com o Papa passou pela Guarda

Comitiva de 114 jovens de várias dioceses das zonas Centro e Norte do país participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude

Uma comitiva de 114 jovens católicos de várias dioceses das zonas Centro e Norte do país, pertencentes ao Caminho Neocatecumenal, passaram sexta-feira pela Guarda depois de terem marcado presença nas Jornadas Mundiais da Juventude. O encontro, realizado na cidade alemã de Colónia de 16 a 20 de Agosto, marcou a primeira visita oficial do Papa Bento XVI. O Largo da Misericórdia foi autenticamente “invadido” por uma “onda” de música, dança e alegria, tudo com a imagem da Virgem Maria bem presente nesta “Missão de Rua” como forma de evangelização.

Fernando Neves, de Vila Nova de Gaia, foi o responsável pelo grupo que incluiu jovens das dioceses de Leiria-Fátima, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Viseu, cidade de onde partiu a comitiva com destino à Alemanha. O encontro com o Sumo Pontífice foi «espectacular» e Colónia viveu um ambiente «fantástico», sublinhou o peregrino. A ida às Jornadas Mundiais da Juventude já estava a ser preparada há três anos, tendo o extenso grupo passado ainda por cidades europeias como Estrasburgo, Lyon, Bordéus ou Burgos, onde os jovens desempenharam a «mesma missão» que realizaram na Guarda e que consiste em «anunciar o amor e a misericórdia de Jesus Cristo», realça Fernando Neves. A cidade mais alta marcou assim o ponto final nesta peregrinação de 12 dias. Mas se a passada sexta-feira foi o último dia da viagem deste ano, o grupo já está a começar a preparar a ida a Sidney, cidade australiana que vai acolher as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em 2008.

O Caminho Neocatecumenal teve início em 1964, no meio dos indigentes de Palomeras Altas, em Madrid, por iniciativa de Francisco Argüello e Carmen Hernández, que, a pedido dos pobres com quem viviam, começaram a anunciar-lhes o Evangelho de Jesus Cristo. Com o passar dos tempos, este querigma redundou numa síntese catequética, fundamentada sobre o trinómio: “Palavra de Deus – Liturgia – Comunidade”, que procura conduzir as pessoas para uma comunhão fraternal e para uma fé amadurecida. Fernando Neves explica que os jovens que fazem parte do Caminho estão «a procurar saber porque é que foram baptizados», numa caminhada «ao encontro de Jesus Cristo» que ele próprio começou há 18 anos atrás. Mais de um milhão de jovens de 190 países, incluindo cinco mil portugueses, sendo alguns da Guarda, estiveram em Colónia.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply