O protesto “Que se lixe a “troika” juntou cerca de 200 pessoas na Praça Velha esta tarde.
Cerca de 200 pessoas manifestaram-se hoje na Guarda contra a austeridade e o Governo. O protesto “Que se lixe a “troika” concentrou-se na Praça Velha, onde, após alguma indefinição, houve várias intervenções espontâneas de populares e até de um dirigente do MRPP.
Eduardo Espírito Santo terminou a leitura do seu discurso com «um manguito para o Governo», no que foi secundado por muitos dos presentes. A concentração, que decorreu sem incidentes, ficou ainda marcada por canções como a “Grândola, Vila Morena” e “Os Vampiros”, ambas de Zeca Afonso, sem esquecer o hino nacional, entoadas a plenos pulmões pelos populares. O descontentamento também esteve patente numa dezena de cartazes, um dos quais dizia, em jeito provocador, “O povo vencido jamais será unido”.
Os manifestantes seguiram depois até à zona do Jardim José de Lemos, num cortejo novamente marcado por palavras de ordem como “FMI fora daqui”, “Governo Ladrão, o povo não tem pão”, “Gaspar, ladrão, o teu lugar é na prisão” e novamente a “Grândola, Vila Morena”. O protesto terminou na Praça Velha pelas 17h15.