O Governo anunciou o lançamento de um novo programa de educação e formação de adultos.
A medida foi hoje divulgada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no final de um Conselho de Ministros totalmente dedicado às questões do Ensino Superior, da ciência e das escolas. Perante os jornalistas, o governante começou por defender que o programa “Novas Oportunidades”, lançado a partir de 2007, deixou «marcas muito positivas» na educação e formação de adultos.
«Infelizmente, na última legislatura [com o executivo PSD/CDS-PP], esse programa foi praticamente desmantelado. O objetivo agora é criar a pedra basilar para o lançamento de um novo programa, que assentará numa lógica de modelização, tanto ao nível da estrutura, como dos conteúdos de formação», especificou Tiago Brandão Rodrigues.
De acordo com o ministro, o novo programa vai dirigir-se a todos os que «não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural». «Não estou a falar só de população adulta já em idade avançada, mas também daqueles que ainda não conseguiram completar a escolaridade obrigatória e que ainda são jovens, muitos deles entre os 20 e os 30 anos. Com este novo programa, este grupo tem então uma nova oportunidade para se poder valorizar», referiu o titular da pasta da Educação.
Tiago Brandão Rodrigues falou ainda de potenciais destinatários da frequência deste programa como cidadãos que tiveram uma recente «inflexão» do seu percurso profissional. «Estou a pensar ainda em todos aqueles que, por inquietação intelectual, pretendem dar novos passos, valorizando-se ao nível das qualificações», especificou.