O Governo está a analisar a possibilidade de reduzir a Taxa Social Única (TSU), mas de forma mais dirigida e para que tenha menores custos orçamentais, adiantou o ministro das Finanças.
Vítor Gaspar, que já tinha sinalizado essa intenção anteriormente, voltou a dizer perante os deputados na Assembleia da República, na terça-feira, que a disponibilidade para considerar essa opção no âmbito da discussão do próximo orçamento foi dada à “troika”, mas na forma de uma medida dirigida «para segmentos identificados» do mercado laboral. «Quer dizer que relativamente à medida que foi considerada o ano passado, temos uma descriminação, uma identificação de objetivos alvo dentro do mercado de trabalho, que permitirá que esta medida tenha um impacto orçamental muito mais limitado do que as medidas consideradas há uns meses. Acresce que o desenho e o espaço orçamental para a implementar está a ser determinado no contexto do Orçamento do Estado para 2013», disse o governante.
Na mesma comissão, o titular das Finanças já havia alertado para a necessidade de tomar medidas com resultados mais no curto prazo devido à evolução recente do desemprego e que assim o o Governo estaria aberto a essa opção. «Estamos ainda abertos para considerar outras medidas que diminuam os custos de trabalho para segmentos identificados do mercado laboral», afirmou Vítor Gaspar.