Arquivo

Governo admite pagar indemnização por desistir do TGV

O consórcio, liderado pela empresa “Soares da Costa”, quer ser ressarcida em 264 milhões de euros. O Governo aceita pagar um valor «menor».

A “Soares da Costa”, líder do consórcio a quem fora adjudicada a construção da linha de TGV Poceirão-Caia, diz ter direito a ser indemnizada em 264 milhões de euros por despesas em que incorreu, depois de o contrato ter sido chumbado esta semana pelo Tribunal de Contas.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, respondeu que uma eventual indemnização «certamente menor». O ministro afirmou também que este processo «mostra muito claramente o que foi feito nos últimos anos em Portugal, com o lançamento de concursos sem ter em linha de conta as disponibilidades financeiras do país». «Estamos a desmontar as irresponsabilidades do passado, e esta é uma delas», acrescentou.

Santos Pereira reiterou ainda a disposição do Governo para investir em linhas de velocidade alta em bitola europeia, destinadas essencialmente a transporte de mercadorias, e que liguem à Europa por via ferroviária os portos de Aveiro e Leixões.

Sobre o autor

Leave a Reply