Gouveia vai investir este ano cerca de 700 mil euros em ações de caráter social, no âmbito do programa “Ser Gouveia” e do Contrato Local de Desenvolvimento Social. As duas iniciativas foram lançadas no passado dia 1, por ocasião do 24º aniversário da elevação de Gouveia a cidade.
O município assinou com o Instituto da Segurança Social o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), que se destina a combater a pobreza e exclusão social promovendo uma maior coesão territorial e a mudança social efetiva dos territórios mais deprimidos. O projeto tem uma duração de três anos e um investimento de 450 mil euros para o desenvolvimento do seu plano de ação, sendo coordenado pela Fundação D. Laura dos Santos e entidades locais executoras das ações. Já o “Ser Gouveia” é mais ambicioso ao abranger um vasto leque de medidas, que vão da comparticipação de medicamentos e cuidados médicos para famílias mais carenciadas do concelho aos transportes escolares gratuitos e aos apoios para estudantes do ensino superior. Propõe-se ainda ajudar a criação de emprego, reabilitar casas degradadas e criar habitação de emergência social.
Outras medidas do projeto são a comparticipação do aluguer de novos espaços comerciais e de estágios profissionais nas instituições do concelho. Segundo a autarquia, o “Ser Gouveia” desenvolve-se através de candidaturas aos programas municipais, mas também através do acompanhamento social e do apoio técnico da Câmara à iniciativa privada. «Esta é a resposta do município às novas problemáticas criadas pela crise económica e pelo movimento social», disse Álvaro Amaro, presidente do município.