O Município de Gouveia, através da Loja Social, pretende criar uma Rede de Voluntariado para desenvolver projetos e ações no âmbito da ação social local.
O projeto destina-se a sensibilizar os cidadãos para o voluntariado e a cidadania ativa, divulgar projetos e oportunidades de voluntariado e desenvolver um espírito de responsabilidade social que fomente a participação em projetos de intervenção social. Nesse sentido, a Loja Social de Gouveia vai desenvolver durante a época de Natal uma campanha de recolha de bens (roupa, livros e brinquedos) e uma campanha de recolha de alimentos nas superfícies comerciais do concelho. Esta última campanha está agendada para 17 de dezembro, sendo também a primeira ação em que se pretende envolver os colaboradores da Rede de Voluntariado. O município adianta que não existem pré-requisitos formais para aderir ao projeto, «basta que os voluntários tenham mais de 16 anos e gostem de se envolver nas causas sociais sempre com um espírito dinâmico e responsável».
As inscrições são efetuadas através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível no site do município ou de forma presencial, no balcão de Apoio ao Munícipe.