A Câmara de Gouveia dá início, hoje, à construção de uma estrada intermunicipal entre a cidade (Curral do Negro), Folgosinho e o Covão da Ponte. Denominada “Caminho Natural”, a empreitada beneficiará a acessibilidade aos Casais de Folgosinho, mas será também uma via turística.
Segundo o município, trata-se de um investimento de mais de 2,4 milhões de euros comparticipado em 80 por cento pelo programa “Mais Centro”, do QREN. Aproveitando a requalificação de vários acessos florestais, a estrada terá 20 quilómetros de extensão até ao concelho de Manteigas, permitindo ainda ligar indiretamente ao município da Guarda, através do planalto Videmonte/Casais de Folgosinho. «O traçado atravessa uma área natural de enorme valor paisagístico, praticamente inacessível ao cidadão comum, face à sua limitada acessibilidade. Assim sendo, esta via constitui-se como um “veículo” fundamental para explorar as potencialidades da Serra da Estrela no domínio turístico», sublinha a Câmara de Gouveia.
A estrada terá zonas de estacionamento, duas áreas de estadia e lazer e um parque de merendas de forma a permitir «espaços de descanso e de contemplação da paisagem natural». O secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Silva Monteiro, participa no lançamento da primeira pedra da obra.