Arquivo

GNR volta a alertar idosos para as burlas

Acções do programa “Idosos em Segurança” vão abranger todo o distrito até 15 de Novembro

A GNR está a desenvolver até 15 de Novembro mais acções de sensibilização à população idosa sobre os procedimentos de segurança a ter em conta em situações de tentativa de burla ou de burla consumada.

O programa “Idosos em Segurança” vai abranger todo o distrito da Guarda, esperando o comando territorial da GNR que estas acções de informação contribuam para uma melhoria dos canais de ligação das autoridades à população. Será apresentado o programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, que implica o contacto pessoal com os idosos, nas suas residência, sobretudo nas zonas mais isoladas, e ainda nos locais habituais de concentração, especialmente em centros de dia, lares de terceira idade, Misericórdias e igrejas. A GNR recorda que, «apesar dos constantes apelos, aconselhamentos e alertas, os burlões continuam a encontrar os caminhos e meios capazes de ludibriar este grupo etário da sociedade que, por razões várias, se encontra cada vez mais vulnerável e fragilizado».

De resto, este tipo de criminalidade já está devidamente tipificada. «É habitualmente levada a efeito por indivíduos cuja apresentação e postura levam a que as suspeitas, que deviam ser tidas como primeira preocupação, sejam normalmente desprezadas. Os autores destas acções exprimem-se muito bem, com voz calma e afável, utilizando conversas altamente cativantes e convincentes, fazendo referência à vida familiar e quotidiana dos lesados e seus hábitos, ganhando, assim, a sua confiança», adianta a GNR em comunicado. Da análise dos casos registados conclui-se também que as burlas acontecem «com maior incidência» durante os dias úteis e nas horas em que os familiares dos idosos estão a trabalhar.

Sobre o autor

Leave a Reply