O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Vilar Formoso deteve, na madrugada de quinta-feira, três cidadãos de nacionalidade argelina por vários furtos em residências.
A detenção ocorreu após informação do comando territorial de Coimbra e quando os indivíduos seguiam num táxi com destino a Salamanca (Espanha), onde residem. Na sua posse tinham 1.290 euros em numerário, um quilo de peças em ouro, uma máquina fotográfica, dois relógios e três telemóveis. Presentes a tribunal, os detidos, com idades compreendidas entre os 28 e 30 anos, ficaram sujeitos a termo de identidade e residência. No dia seguinte foi a GNR de Pinhel a entrar em acção, com a detenção de três homens e quatro mulheres por furto e burla. Os suspeitos, de nacionalidade romena, foram interceptados nas proximidades de Almendra (Vila Nova de Foz Côa), após perseguição automóvel por terem desobedecido à ordem de parar, tendo sido inclusive disparados quatro tiros de aviso.
«Ainda antes de serem detidos, abandonaram a viatura e introduziram-se numa mata, onde foram capturados após cerco policial desenvolvido por 30 militares dos destacamentos de Pinhel e Vilar Formoso, apoiados por dois binómios pisteiros», refere a GNR em comunicado. Os militares recuperaram mil euros em dinheiro e artigos furtados numa mercearia de Soeima (Alfandega da Fé). Os detidos têm entre 20 e 60 anos, sendo que uma das mulheres trazia consigo o filho de 1 ano de idade. Como medida de coação, o tribunal aplicou-lhes apresentações semanais na PSP de Braga, onde residem.