Um homem de 20 anos foi detido em flagrante pela GNR da Covilhã, por suspeita de cultivo e tráfico de droga, quando regava uma plantação de cannabis. A detenção foi feita na semana passada em Barroca do Caronho, perto do Teixoso.
A operação decorreu depois de várias ações de vigilância do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) num terreno onde estavam a ser plantadas várias plantas de cannabis. Segundo a GNR, o produtor «acabou por ser surpreendido em flagrante quando se preparava para as regar» e terá confessado que as sementes de cannabis lhe haviam sido «oferecidas por um emigrante, pelo Natal». Acrescentou que aprendeu, posteriormente, «através da Internet como funciona todo o sistema de plantação, cultivo e tratamento das plantas». O detido foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial por indícios dos crimes de cultivo e tráficos de estupefacientes. Nesta intervenção a GNR apreendeu oito pés de cannabis, alguns com metro e meio de altura e perto de 200 gramas de peso, um frasco de adubo fertilizante, vasos e vários garrafões utilizados para a rega.
Já na passada sexta-feira, a Polícia Judiciária da Guarda apreendeu 84 pés de liamba com 2,40 metros de altura e já em fase de maturação numa propriedade agrícola da zona do Sabugal. O proprietário, um desempregado de 55 anos, foi detido e presente a tribunal, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas às autoridades policiais.