Os portugueses que a partir desta semanad se deslocaram a um posto de combustível, para abastecer o carro, tiveram uma surpresa desagradável. Depois da subida verificada no início da semana passada, no arranque desta semana, tanto a gasolina como o gasóleo devem sofreram novos aumentos de preços.
O custo dos dois tipos de combustível deve subir cerca de dois cêntimos por litro.
Este agravamento deverá colocar o preço da gasolina 95 octanas acima da fasquia dos 1,60 euros, por litro, o que representa o patamar mais elevado dos últimos nove meses. No caso do gasóleo, a subida de dois cêntimos deverá colocar este combustível em máximos de final de Fevereiro deste ano, em média.
Estes cálculos têm em conta, o preço médio do litro de gasolina em Portugal que ascendia no final da semana passada a 1,582 euros, de acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia para o Continente. Já o custo do gasóleo rondava, em termos médios, os 1,326 euros. Como existem postos de combustível a praticar preços superiores a esses valores médios, em última análise a gasolina poderá ultrapassar em algumas situações os 1,68 euros, por litro.
A subida dos preços dos combustíveis acompanha a recente evolução do preço do petróleo nos mercados internacionais. Na semana passada, o agudizar dos conflitos militares no Iraque – o segundo maior produtor de “ouro negro” da OPEP – atirou o preço do ‘brent’ (referência para Portugal) para máximos de Setembro do ano passado, com o barril da matéria-prima a ultrapassar no final da semana a fasquia dos 115 dólares.