Arquivo

Gás natural mais caro

Aumento de 1,13 por cento na área da Beiragás está em vigor desde terça-feira

Os preços do gás natural para os clientes domésticos voltaram a aumentar na terça-feira. No caso da Beiragás, que tem a concessão da distribuição na região, a subida é de 1,13 por cento. Trata-se do terceiro menor aumento registado em Portugal, a seguir à Medigás (0,6) e à Dianagás (0,64).

Esta actualização decorre da subida dos preços do produto no mercado internacional, de acordo com um despacho da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A medida aplica-se apenas ao termo variável da tarifa, ou seja, na fracção que é influenciada pela cotação do gás natural no mercado internacional. Neste segundo trimestre, os aumentos são menores para as regiões do interior do que o verificado no primeiro. Assim, além daquelas três concessionárias, os preços foram actualizados em 1,26 por cento na Dourogás, 1,71 na Duriensegás, 2,45 na Lisboagás, 2,09 na Lusitaniagás, 2,69 na Portgás e 1,17 na Tagusgás.

As tarifas para o segundo trimestre voltaram a ser homologadas pela ERSE, com base nas propostas das empresas, tal como ficou definido para o período transitório antes da entidade começar a regular os preços no sector. A partir de 1 de Julho, a ERSE passa a fixar as tarifas para o gás natural, à semelhança do que se passa com a electricidade. Entretanto, a entidade reguladora deve apresentar a sua proposta de tarifas (até 15 de Abril), decorrendo depois um mês para que o Conselho Tarifário emita o seu parecer. Até 15 de Junho, as tarifas para o próximo ano gás (1 de Julho 2008 e 30 de Junho 2009) terão de ser publicadas para entrarem em vigor.

Sobre o autor

Leave a Reply