Arquivo

Gás natural aumenta 1,81 por cento na Beira Interior

Novos preços sobem entre 1,21 por cento na região de Setúbal e 4,74 no Douro

Os preços do gás natural para os clientes domésticos e a pequena indústria vão sofrer no primeiro trimestre deste ano um aumento de 1,81 por cento na Beira Interior, servida pela Beiragás.

Os preços, homologados pela primeira vez pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com base nas propostas das empresas, foram publicados na passada segunda-feira em “Diário de República” e serão revistos no próximo trimestre de forma a reflectir a variação dos custos de aquisição do gás natural. Os aumentos variam dos 1,21 por cento praticados pela Setgás (Setúbal) aos 4,74 por cento aplicados pela Dourogás (Douro). Esta discrepância deve-se, em muito, aos actuais contratos de concessão, que estão a ser negociados, ao volume de gás consumido e ao factor transporte, pois o terminal de abastecimento situa-se em Sines.

Mesmo com este nível de aumentos, as tarifas fixadas o ano passado pela ERSE para o acesso às infraestruturas e às redes de alta pressão do gás natural permitiu conter o aumento das tarifas em 0,7 por cento. A partir de 1 de Julho, a ERSE passa a fixar as tarifas para o gás natural, à semelhança do que se passa com a electricidade, e promete uma harmonização gradual dos preços entre as várias regiões do país. A sua proposta será divulgada a 15 de Abril, devendo ser conhecido até 15 de Maio o parecer do Conselho Tarifário. Até 15 de Junho, as tarifas para o ano gás 2008-2009 (1 de Julho 2008 e 30 de Junho 2009) terão de ser publicadas para entrarem em vigor.

Sobre o autor

Leave a Reply