Desde a semana passada que as antigas instalações da extinta Junta de Freguesia de São Miguel, na Guarda-Gare, acolhem um Espaço do Cidadão e um balcão de atendimento da Câmara e dos SMAS.
O novo espaço, inaugurado pelo secretário de Estado para a Modernização Administrativa, possibilita que os residentes naquela zona da cidade ou das freguesias limítrofes evitem deslocar-se ao centro para tratar dos mais variados assuntos relacionados com a administração central e também local. Na cerimónia, o presidente do município assegurou que «um dos eixos que me norteará até ao último dia em que seja presidente da Câmara será facilitar a vida das pessoas». Álvaro Amaro anunciou ainda que, a partir de janeiro, a autarquia irá transferir 30 funcionários para as 42 juntas rurais com base em «critérios de justiça», ligados a «ações que não são da vida administrativa, mas da vida prática». Por seu turno, João Prata, presidente da Junta de Freguesia da Guarda, realçou que a abertura do novo espaço vem dar resposta a «um anseio com muitos anos», sendo o seu funcionamento assegurado por funcionários da Câmara e da Junta.
Já o secretário de Estado para a Modernização Administrativa valorizou o exemplo do Espaço do Cidadão da Guarda por também incorporar serviços do município, o que possibilita «uma oportunidade para maior capacitação das próprias Juntas de Freguesia» e o reforço da «ligação com as pessoas». Na semana passada, Joaquim Cardoso da Costa inaugurou espaços semelhantes em Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa), Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda e Fundão.