Arquivo

Futsal internacional na Guarda

Iª Golden Cup está agendada para Julho e conta com seis equipas, quatro estrangeiras

O Sporting, actual campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, é uma das seis equipas que vão participar na primeira edição da Golden Cup – Internacional de Futsal, que se disputará na Guarda de 6 a 8 de Julho. O evento promovido pela Câmara da Guarda, com o apoio da IMB Hotéis, através do Hotel Vanguarda, e do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas, envolverá cerca de 120 participantes e será disputado no pavilhão municipal de S. Miguel.

Para além dos “leões” e das Lameirinhas, que farão as honras da casa, o torneio conta ainda com as participações do Energoconstuctia Craiova (Roménia), Sporting Clube de Paris XV (França), M.97 Las Palmas – Gran Canaria (Espanha) e a Fiorentina Calcio 5 (Itália). A autarquia estima gastar 35 mil euros com o evento, entre organização, divulgação, prémios, alimentação e estada, mas espera obter cerca de 30 mil euros de receitas. O GDR das Lameirinhas, que milita no Nacional de Futsal da IIª Divisão, contribui com um apoio de cerca de 10.500 euros, a deduzir no saldo da sua conta corrente existente da Câmara. A primeira Golden Cup da Guarda é homologada pela Federação Portuguesa de Futebol e pela FIFA, o que confere a «credibilidade total» ao evento, sublinhou Vítor Santos, vereador do Desporto na Câmara da Guarda, após a última reunião do executivo, na semana passada.

Na prática, esta homologação significa que «todos os castigos e os incidentes ocorridos ao longo do torneio terão a sua repercussão nos campeonatos dos respectivos países», acrescentou o responsável. A ideia de organizar a competição resulta de uma estratégia iniciada em 2006 pela autarquia guardense, tendo-se optado pela modalidade com «mais impacto na população e maior divulgação e número de praticantes», excluindo o futebol de onze, adiantou o vereador. O acordo com a Kebrostress, especializada na organização de eventos desportivos e culturais, prevê a sua realização do torneio nos próximos três anos, havendo a possibilidade da final poder ser transmitida via televisão em 2008 e 2009: «Queremos primeiro sustentar o evento para, nos anos seguintes, podermos equacionar a possibilidade de termos já essa vertente televisiva», disse Vítor Santos. “O Interior” e a Rádio Altitude são os parceiros desta iniciativa.

Sobre o autor

Leave a Reply