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Fundão será uma «cidade moderna» em 2007

Município protocolou com a REFER substituição de passagens de nível urbanas. Empresa garante que electrificação da linha da Beira Baixa até à Guarda continua indefinida

A Câmara do Fundão vai encerrar até 2007 as oito passagens de nível sem guarda existentes no centro urbano, no âmbito de um protocolo assinado na última sexta-feira com a Rede Ferroviária Nacional (REFER) e que implica a construção de três passagens superiores e três inferiores entre a zona da Arieira e as Donas. Duas das passagens superiores serão exclusivamente destinadas a peões, enquanto a terceira prevê também o acesso a pesados. Quanto às passagens inferiores, duas serão para pesados com acesso pedonal e outra (sob a Estação) apenas para peões. A passagem superior da Arieira foi a primeira a ser inaugurada nesse dia, encerrando assim a passagem de nível na Estrada Nacional 18 (junto ao Feira Nova).

«O Fundão nunca mais será o mesmo», salientou Manuel Frexes, ao apresentar o projecto que vai «revolucionar» a cidade e o concelho daqui a dois anos com novas vias rodoviárias sob a linha do caminho-de-ferro. Num investimento global de 15 milhões de euros, caberá à REFER suportar dez milhões. Já no que se refere à aquisição dos terrenos, a maior parte do investimento (80 por cento) será suportado pela autarquia e os restantes 20 pela REFER. «Foi um bom negócio, mas muito difícil», confidenciou o edil fundanense. O concurso público para a obra deverá ser lançado até Julho, devendo os ser adquiridos até ao final deste ano para que as obras possam arrancar no início de 2006. À parte desta primeira intervenção, o objectivo de Manuel Frexes é negociar uma segunda fase de obras que implicará o encerramento de três passagens de nível nas Donas, Vale Prazeres e Alpedrinha. O que originará uma circular rodoviária interna e externa para a cidade do Fundão entre a rotunda Eugénio de Andrade e o Convento de Santo António. «Podemos dizer que demos um passo de gigante para transformar o Fundão numa cidade moderna, acolhedora e de expansão», sublinhou o autarca.

«A segunda fase vai ter que ser muito discutida porque temos 380 presidentes de Câmara a baterem-nos à porta e não temos orçamentos ilimitados», respondeu, por sua vez, José Braamcamp Sobral, presidente do Conselho de Administração da REFER, adiantando que, nos últimos cinco anos, foram eliminadas mil passagens de nível em todo o país. O objectivo é eliminar outras tantas até 2010. «No final, ficaremos com cerca de 500 passagens de nível por encerrar em locais recônditos com pouco tráfego e aí teremos o cuidado de as dotar com os melhores meios de electrificação e sinalização», explicou. Para já, a REFER quer concluir a modernização da linha da Beira Baixa até à Covilhã, concluída até 2006, enquanto a ligação até à Guarda continua por definir. «Isso será objecto de outras decisões, porque, neste momento, não faz parte do investimento da REFER nem do Estado», garantiu Braamcamp Sobral a “O Interior”. Entretanto, foi também assinado um protocolo para ceder o apeadeiro de Alcaria ao município fundanense, que o vai requalificar para ceder a uma colectividade local.

Liliana Correia

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