Dentro de um ano, a Câmara do Fundão poderá ter a Variante ao Castelejo pronta. Esta é pelo menos a pretensão de Manuel Frexes manifestada aos jornalistas após a assinatura do protocolo com o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) na última sexta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa.
A variante terá 2,5 quilómetros de extensão e ligará o Alto de Silvares ao Fundão e custará 1,9 milhões de euros, comparticipados em 50 por cento pelo Estado, através do FEDER, cabendo os restantes à autarquia. Manuel Frexes quer ver esta variante concluída em «tempo recorde», até porque é uma via de acesso necessária para a instalação dos parques eólicos na Serra da Gardunha. «Já temos o projecto pronto, vamos falar com os proprietários para obter os terrenos e podermos lançar o concurso», sublinha. Para além desta obra no Castelejo, o autarca pretende ainda construir as variantes a Alcaria, Pêroviseu, Capinha e Fatela, assim que encontrar «financiamento». No mesmo dia, a autarquia e o IEP assinaram um outro protocolo para a requalificação de 3,8 quilómetros da EN18 entre o Fundão e o Souto Alto. Esta requalificação, também apoiada em partes iguais, vai de encontro ao anseio de transformar aquela via nacional entre a Covilhã e o Fundão numa avenida, pelo que este troço foi já passado para o património municipal. «Não podemos estar ligados por uma estrada, mesmo que tenha o título de nacional. Precisamos de uma coisa mais digna, com mais força e que represente a energia dos dois concelhos», destacou o edil, para quem a estrada deve dar lugar a uma avenida «com prestígio e dignidade» que saliente as relações entre os dois municípios.
Os dois protocolos representam um investimento global de 3,9 milhões de euros e melhorarão a acessibilidade ao Fundão e aldeias limítrofes. Tendo em conta que a Câmara da Covilhã tem um projecto de requalificação também para o troço da EN18, o secretário de Estado das Obras Públicas mostrou-se «disponível» para celebrar um contrato «nos mesmos moldes» com o município da “cidade neve”. O governante inaugurou ainda a estrada municipal que liga Silvares ao Rio e anunciou a adjudicação de obras na rotunda de Alcaria, um dos pontos mais críticos em sinistralidade na EN18, na ordem dos 213 mil euros, totalmente suportados pelo Governo. As obras vão «iniciar-se de imediato para que esteja pronta em Setembro», assegurou.