Arquivo

Fundão promove-se no Euro 2004 e no “Rock in Rio”

Campanha orçada em 200 mil euros prevê a distribuição de cereja, colocação de cartazes e outras actividades

O Fundão deu na última terça-feira o “pontapé de saída” para a promoção do concelho durante o campeonato europeu de futebol e o “Rock in Rio” em Lisboa. Uma campanha que está orçada em cerca de 200 mil euros e que compreende um vasto conjunto de acções à volta da imagem de marca do concelho: a cereja.

Sob o slogan “Cereja do Fundão, o fruto da nossa selecção”, a Câmara e a “Fundão Turismo – Empresa Municipal” vão distribuir gratuitamente mais de 200 mil embalagens de cereja nas imediações do Festival de Música “Rock in Rio” e nos estádios que acolherão principalmente os jogos das selecções de Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e França. A par disso serão colocados cartazes nas estações de serviço da A23 e nas cidades de Lisboa e Porto, dois “mono postes” e um “outdoor” no concelho, ao mesmo tempo que irão circular carrinhas promocionais nas zonas de fronteira, nomeadamente em Vilar Formoso, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Penamacor e Belmonte. A realização da “Semana da Cereja” no Fundão, que decorrerá no próximo mês, completa a campanha promocional que pretende abranger portugueses e estrangeiros.

O líder do município fundanense, Manuel Frexes, está «confiante» no sucesso da campanha para promover o concelho, acreditando mesmo que «o Fundão vai ganhar» com o extravasar das fronteiras, atraindo assim turistas e investimento. Até porque, na sua opinião, a cereja será muito bem acolhida entre os adeptos do futebol e da música rock. «É um produto que não precisa de ter promoção para se ter adoração por ele», referiu a “O Interior”, sendo acima de tudo um fruto «atractivo» para se apreciar enquanto se assiste aos jogos e aos concertos.

A “Semana da Cereja”, programada para decorrer entre 19 e 27 do próximo mês, arrancará em força com uma Semana Gastronómica intitulada “Fundão, Aqui come-se bem”. O objectivo é divulgar a gastronomia regional do concelho, recuperando ao mesmo tempo as receitas tradicionais à base de cereja. No pavilhão multiusos estará patente uma exposição alusiva às “Quatro Estações da Cereja” desde a flor até à colheita e a realização de uma Feira de Artes e Sabores à volta de produtos regionais e tradicionais como a cereja, o mel e o queijo. Acções que decorrerão entre os dias 25 e 27 de Junho. A Câmara irá realizar ainda um Mercado da Cereja na Praça do Município a 25 e 26 de Junho e lançar o Livro de Poesia “Cerejas – Poemas de Amor de Autores Portugueses Contemporâneos”. Estão previstas ainda umas Jornadas de Turismo a 24 e 25 de Junho com vários intervenientes desta área e uma Ceia “Mistérios e Alquimia” a 24 de Junho no Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha.

Para além destas iniciativas a autarquia participará, pelo quarto ano consecutivo, na Festa da Cereja no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa a 11 de Junho, onde a distribuição da cereja será complementada com a actuação de grupos etnográficos e uma prova de produtos locais e regionais, nomeadamente queijo, enchidos, vinho, compotas, bolos e licores, entre outros.

A animação e o entretenimento também estão garantidos através de uma “Fan Zone Euro 2004”, a ser instalada no Pavilhão Multiusos, onde será instalado um campo de futsal de relva sintética e um ecrã gigante para os adeptos de futebol assistirem aos jogos. A noite no Fundão será animada por concertos e outras actividades de lazer. De resto, referir ainda que os balõezinhos de S. João, na noite de 24 de Junho, também terão a forma da cereja.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply