Arquivo

Fundação norueguesa apoia Memorial aos Refugiados em Vilar Formoso

Presidente da Câmara de Almeida pretende internacionalizar divulgação do projeto

O futuro Memorial aos Refugiados da IIª Guerra Mundial e ao Cônsul Aristides Sousa Mendes, em Vilar Formoso, vai ter um apoio monetário da fundação norueguesa EEA Grants – Espaço Económico Europeu, no valor de cerca de 300 mil euros.

A obra, que ronda os 730 mil euros, pretende homenagear os sobreviventes do Holocausto e recriar a sua viagem até à fronteira portuguesa. O lançamento da primeira pedra do futuro museu decorreu na quinta-feira com a presença da comitiva “On The Road To Freedom”, entre os quais quatro sobreviventes que puderam escapar aos nazis graças a Aristides Sousa Mendes. Apesar de não ter tido possibilidade de estar na cerimónia, António Baptista Ribeiro refere que «os sobreviventes e os familiares que fizeram parte do evento ficaram muito agradecidos e sensibilizados». Para os que não puderam estar, o presidente da Câmara de Almeida garante que «vamos deixar uma gravação dos 67 nomes que não estiveram porque se encontram nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, essencialmente».

Sobre a divulgação do projeto, o autarca adiantou que, até 9 de setembro, «está patente nos EUA uma exposição temática». Além disso, o objetivo é chegar, também, às comunidades judaicas de «França, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, entre outras», revela Baptista Ribeiro. Já em Portugal «queremos fazer com que as escolas e o público em geral nos visite e conheça esta epopeia», acrescenta o edil. Para já, a obra física já foi adjudicada e, segundo o presidente, «no início do verão de 2017 estará concluída». O projeto, da arquiteta Luísa Pacheco Marques, com conteúdos da historiadora Margarida Magalhães Ramalho, ficará albergado nos antigos armazéns da REFER, em Vilar Formoso.

Comitiva “On The Road To Freedom” esteve presente no lançamento da primeira pedra do futuro museu

Sobre o autor

Leave a Reply