Arquivo

Fundação Mário Soares recebeu mais de 570 mil euros do BES desde 2011

A Fundação Mário Soares foi uma das instituições que, desde 2011, recebeu doações do Banco Espírito Santo, tendo encaixado mais de 570 mil euros.

A notícia é avançada na edição desta terça-feira do “Correio da Manhã”, que revela que, só em 2013 – um ano antes da crise do Grupo Espírito Santo, a Fundação do antigo Presidente da República recebeu, de acordo com as contas da instituição a que o jornal terá tido acesso, 300 mil euros do BES.

O apoio do grupo foi dado no âmbito de dois contratos de mecenato, pagos em prestações anuais. O primeiro data de abril 2011 e foi celebrado pela BESPAR, uma sociedade que detinha 35 por cento do BES, num valor de 270 mil euros. Depois de expirar em 2013, foi assinado um segundo contrato de 300 mil euros, em março, a vigorar até 2015. Deste último contrato, falta pagar uma parcela de 100 mil euros.

O diário noticia ainda que, só no ano passado, a instituição foi financiada por 13 entidades públicas e privadas, sendo os maiores mecenas o BES, o BPI (que contribuiu com 500 mil euros) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros (400 mil euros). Desde 2011, o BES atribuiu à Fundação Mário Soares um apoio financeiro de 570 mil euros.

O grupo liderado por Ricardo Salgado é assim o maior financiador da instituição do ex-Presidente da República, avança o Correio da Manhã. A Fundação Mário Soares foi criada em 1991, com o objetivo de realizar, promover e patrocinar ações culturais, científicas e educativas em diversas áreas.

Comentários dos nossos leitores
joao badamalos@sapo.pt
Comentário:
Ainda não percebi quais os feitos desta Fundação, uma das funções já sei, é receber muito dinheiro de todos e todos os anos, quanto ao resto não sei nem nunca vi nada feito por ela 😉
 

Sobre o autor

Leave a Reply