A Fundação Focus – Assistência Humanitária (Europa) procedeu no último sábado à distribuição de alimentos às populações de seis freguesias do concelho de Seia afectadas pelos incêndios no último verão, nomeadamente em Vide, Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Teixeira e Santa Marinha.
Quarenta voluntários concentraram-se a meio da manhã em Vide, onde iniciaram a distribuição dos alimentos durante a tarde. Feitas as contas, foram distribuídos 1.314 cabazes, que compreendem bens de primeira necessidade. Posteriormente, e numa segunda fase, será levada a cabo pela Fundação uma outra acção de distribuição de instrumentos agrícolas, sementes e colmeias. Mas para já foram beneficiados 52 habitantes na freguesia de Alvoco da Serra, 51 em cabeça, 21 em Loriga, 7 em Santa Marinha, 72 na Teixeira e 454 em Vide. O concelho de Seia, como se sabe, foi um dos mais castigados pelos incêndios no último verão, que consumiram grandes áreas de terrenos agrícolas e algumas habitações.
Recorde-se que a Fundação Focus é actualmente composta por cinco unidades, localizadas nos EUA, Canadá, Europa (Portugal, França e Inglaterra), Paquistão e mais recentemente na Índia e possui o estatuto de agência internacional de ajuda de emergência. O objectivo fundamental da Focus, fundada em 1994, é proporcionar meios de auxílio e assistência pós e durante uma situação de calamidade.