Arquivo

Francisco José Viegas e Rentes de Carvalho à conversa no TMG

Literatura

José Rentes de Carvalho e Francisco José Viegas são os “guias” da “Viagem Literária” que para na Guarda na quarta-feira. A iniciativa da Porto Editora sobe ao palco do grande auditório do TMG, a partir das 21h30.

Esta “Viagem literária” visa apresentar dois escritores à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que pode também intervir. A entrada é livre mediante o levantamento de ingresso gratuito na bilheteira do TMG. O projeto arrancou no passado 25 de abril, em Bragança e até setembro do próximo ano irá percorrer todas as capitais de distrito, com exceção de Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada. Na Guarda, Francisco José Viegas, escritor, diretor da revista “Ler” e editor da Quetzal, conversará com José Rentes de Carvalho, um autor que “redescobriu” e cuja obra publicou em Portugal, quando «já gozava de um enorme prestígio e popularidade na Holanda».

Rentes de Carvalho, de 84 anos, viveu grande parte da sua vida fora de Portugal, de onde saiu por razões políticas, até se fixar em Amesterdão em 1956. A sua bibliografia inclui romances, contos, diário, crónica e guias de viagem. “A amante holandesa”, “Os lindos braços da Júlia da Farmácia”, “Tempo contado” (Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 2012), “Mazagran” (Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores, em 2013), e “Mentiras & diamantes” (2013), são alguns dos títulos mais recentes deste escritor. Natural do Pocinho (Vila Nova de Foz Côa), Francisco José Viegas tem 53 anos e foi secretário de Estado da Cultura entre junho de 2011 e outubro de 2012. É autor de romances e obras de poesia e teve várias colaborações com jornais, canais de televisão e rádios.

Sobre o autor

Leave a Reply