As metodologias da Formação e Educação de adultos realizam-se numa lógica de “Actividades Integradoras” que convocam competências e saberes de múltiplas dimensões, que interagem para resolver problemas em conjunto. Esta metodologia implica uma atitude activa por parte dos formandos, levando-os a investigar, reflectir, analisar, desenvolver e adquirir competências que sejam importantes. Assim, esta metodologia de formação implica um trabalho colectivo entre os elementos da equipa pedagógica e formandos. A equipa só poderá construir actividades integradoras, se planificar em conjunto e em colaboração.
A aprendizagem é entendida como um todo, um complexo de “saberes” e “saberes fazer”, nos mais diversificados domínios, junto da concretização de um plano transversal entre as componentes da formação.
Neste contexto e, no âmbito do curso EFA – NS Técnico de Cozinha/ Pastelaria que a AENEBEIRA tem a decorrer em Celorico da Beira, realizou-se no dia 18 de Junho, na Associação de Melhoramentos de Celorico Gare, a actividade integradora com o tema de vida: ALIMENTAÇÃO ECONÓMICA E SAUDÁVEL
A Actividade principal deste dia foi a organização de um colóquio aberto a toda a comunidade e em especial aos profissionais da restauração/Hotelaria, onde se educou e alertou para a importância de uma alimentação saudável. Este colóquio, na opinião das formandas, foi gratificante e serviu para dar a conhecer o trabalho e competências dos formandos do curso de cozinha /Pastelaria.
Opinião das Formandas
“A realização do dia aberto sobre um tema que a todos diz respeito “Alimentação Económica e Saudável” foi, de facto, muito importante para nós. Aprendemos a confeccionar, de diversas formas, alimentos que cultivamos nos nossos quintais, a preparar um buffet, mas, o melhor de tudo foi mesmo poder partilhar essa experiência com as pessoas que vieram ver os nossos trabalhos. Ficámos muito felizes quando no final do dia os convidados comentaram que “não sabíamos para o que vínhamos, mas ficámos impressionados com a organização do evento”.
E porque o dia foi de alegria, não podemos também deixar de falar da marcha que nos deu tanto prazer dançar “Sabe bem, sabe a barato”. Foi uma experiência maravilhosa e já estamos ansiosos para preparar o segundo dia aberto”
Graça Malta